Uberlândia sedia torneio internacional de tênis em cadeira de rodas

tenis em cadeira de rodas (Foto: Divulgação)Acontece este mês o Uberlândia Wheelchair Tennis Open, que é um torneio de tênis em cadeira de rodas, que é considerado um esporte paralímpico praticado por cadeirantes cuja deficiência seja a perda dos membros ou a incapacidade de utilizá-los para locomoção. Utiliza as mesmas quadras do tênis convencional e adota as mesmas regras com pequenas adaptações. O evento vai acontecer no Praia Clube nos dias 17, 19 e 20 de abril e já faz parte do calendário da Federação Internacional de Tênis (ITF), na categoria ITF Futures Series que abre o circuito no Brasil em 2014 e contará com a presença de 36 atletas. Dois atletas são de Uberlândia: João Batista,atleta praiano e número 16 do ranking mundial; e Fábio Filgueiras Neto. Outros 34 atletas virão de Belo horizonte e outros estados, como Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Maranhão, Amapá, Sergipe, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

O Uberlândia Wheelchair Tennis Open conta com o apoio institucional da Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e irá oferecer uma premiação de US$ 2 mil e pontuação no ranking da ITF, o que sempre favorece grandes disputas.

tenis em cadeira de rodas (Foto: Divulgação)Minas Gerais é considerado o maior celeiro de atletas da modalidade de tênis em cadeira de rodas do Brasil, tendo vários competidores entre os 10 primeiros do ranking nacional e alguns compondo a seleção brasileira da modalidade. O tênis em cadeira de rodas é uma das modalidades paralímpicas que mais crescem no mundo.

O esporte foi criado por Jeff Minnenbraker e Brad Parks nos Estados Unidos em 1976, sendo o primeiro campeonato organizado no ano seguinte. Em 1981, foi fundada a WTPA (Wheelchair Tennis Player Association) para regular o novo esporte. No mesmo ano foi incluído nas paraolimpíadas de Seul em caráter de Exibição, passando a valer medalhas a partir de 1992 em Barcelona. No Brasil, o pioneiro do esporte foi José Carlos Morais que o trouxe para o país em 1985, participando da delegação paraolímpica brasileira que representou o país nas paraolimpíadas de Atlanta em 1996.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *