Família entra com ação judicial para receber medicamentos para enfisema pulmonar

(Imagem: Paulo Henrique / TV Vitoriosa)

Gabriel Divino, 77 anos. (Imagem: Paulo Henrique / TV Vitoriosa)

Um idoso, morador de Uberlândia, foi diagnosticado com enfisema pulmonar e família entrou com ação judicial para conseguir receber medicamentos da prefeitura.

A família reclama que Gabriel Divino Alves, 77 anos, deve receber os remédios da rede pública, mas já não recebem há quatro meses e por isso estão entrando com ação judicial para continuar o tratamento. Membros da família contaram que em julho receberam o medicamento normalmente na Ação Social no Bairro Martins, mas em agosto já não aconteceu da mesma forma e eles tiveram que juntar o dinheiro necessário para arcar com as despesas.

O estatuto do idoso garante o remédio de graça. (Imagem: Paulo Henrique / TV Vitoriosa)

O estatuto do idoso garante o remédio de graça. (Imagem: Paulo Henrique / TV Vitoriosa)

Iraides Aparecida, filha de Gabriel, disse que entrou em contato com a farmácia responsável por fornecer o remédio Alenia para rede pública e eles informaram que não houve pedido para o medicamento contra enfisema pulmonar.

A família de Gabriel relatou que nesta segunda-feira, 5, irá até a defensoria pública tentar recorrer e mostrar a urgência do caso, para que assim a entrega dos remédios sejam normalizadas.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES – MG), por meio da SRS Uberlândia (Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia) disse em nota:

 Em relação ao processo de aquisição de Formoterol + Budesonida 6/200 cápsula inalante (Alenia), para o paciente Gabriel Divino Alves (77 anos), esclarecemos que a execução da compra foi realizada através de Ata de Registro de Preço, no entanto, o fornecedor está em descumprimento com o prazo de entrega estipulado em edital de licitação.

 A Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) já solicitou a execução de notificação a esse fornecedor e a tomada das devidas providências junto a Comissão de Apuração de Irregularidades cometidas por Fornecedores (CAIF), para que possamos regularizar o fornecimento do medicamento e minimizar os diversos prejuízos ocasionados à Saúde Pública.

Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia
Secretaria de Estado de Saúde de Uberlândia

A SES não soube informar uma previsão para a chegada do medicamento.

Informações por Lourival Santos

Uma resposta a Família entra com ação judicial para receber medicamentos para enfisema pulmonar

  1. Rodrigo Menezes disse:

    NA HORA DE COMPRAR O CIGARRO PRA FUMAR TINHA O DINHEIRO AGORA PRA COMPRAR O REMEDIO PRA TRATAR NAO TEM NÉ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *