Hospedagens brasileiras são reconhecidas por práticas sustentáveis

Imagem: Ministério do Turismo

Imagem: Ministério do Turismo

Oito estabelecimentos brasileiros foram reconhecidos pelo TripAdvisor com o selo “Eco Líder Nível Platina”, a mais alta classificação oferecida pelo site para um hotel com práticas sustentáveis. O programa tem como objetivo estimular a prática de ações sustentáveis na indústria hoteleira. Com isso, os usuários podem filtrar a busca por empreendimentos e ver uma lista detalhada de práticas ecológicas das acomodações cadastradas.

Helenio Waddington, proprietário do Hotel Fazenda Rosa dos Ventos em Teresópolis (RJ) – um dos reconhecidos com o selo Platina –, conta que as ações de sustentabilidade adotadas pelo hotel incluem a proteção da Mata Atlântica que circunda a propriedade por meio da criação de uma Área de Reserva Legal.

O espaço chegou a servir de pasto no passado, mas foi cercado e mantido sem interferência humana até que, aos poucos, a mata voltou a crescer e a atrair a fauna e flora típicas da região.

“Existe em todo o mundo um grande número de clientes que tomam as decisões de compra e que escolhem os hotéis em que vão se hospedar com base em conceitos ambientais”, diz Waddington. Para receber o selo, a hospedagem deve preencher um formulário e cumprir determinados requisitos que posteriormente são avaliados por parceiros do TripAdvisor. A pontuação no questionário também define, em ordem crescente, qual será o nível de sustentabilidade de cada propriedade.

Considerando todos os níveis de sustentabilidade – bronze, prata, ouro e platina –, o Brasil teve 52 estabelecimentos reconhecidos pelo “Eco Líder”, espalhados por 16 estados e 41 cidades. Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais possuem a maior quantidade de propriedades sustentáveis com 11, 9 e 8, respectivamente.

Certificação

A coordenadora-geral de sustentabilidade do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque, sugere que os estabelecimentos evoluam para o caminho da certificação oficial de meios de hospedagem que, no Brasil, segue a norma ABNT 15.401. Para obter esta certificação o estabelecimento passa por uma avaliação feita por técnicos especializados.

O MTur desenvolve uma série de ações voltadas para a educação ambiental e melhoria da infraestrutura nas praias brasileiras. Entre elas, destacam-se obras de despoluição, de saneamento, de acessibilidade, de estrutura de barracas de praia e sinalização.

Além disso, o Ministério do Turismo apóia o prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que reconhece ações em cinco categorias: ambiental, sociocultural, econômica, operadoras associadas e sustentabilidade em turismo. Em 2014, o hotel fazenda Parque dos Sonhos, em Socorro (SP), foi o vencedor do prêmio Top Sustentabilidade, por ter se destacado entre todos os concorrentes.

Confira abaixo os estabelecimentos brasileiros com selo Platina do Trip Advisor:

Pousada Ouro Verde – Vila do Abraão (RJ)

Pousada & Hostel Boi Bumbá – João Pessoa (PB)

Pousada Encantos da Terra – Canela (RS)

Hotel e Fazenda Rosa dos Ventos – Teresópolis (RJ)

Rio Azul Jungle Lodge (PA)

Pousada Arvoredo – Pirenópolis (GO)

Ouro Minas Palace Hotel – Belo Horizonte (MG)

Reserva do Ibitipoca – Lima Duarte – (MG)

Fonte: Portal Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *