Brasileiros caem nas quartas de final do Mundial de Bocha

 

Imagem: Ministério do Esporte

Imagem: Ministério do Esporte

A seleção brasileira de bocha encerrou na última semana sua participação no Mundial da modalidade, em Pequim, na China. O Brasil conseguiu se classificar para as oitavas de final com todos os atletas nas classes BC3 e BC4, e chegar até as quartas na BC1, BC2 e BC4. Porém, os atletas nacionais acabaram sofrendo com os fortes rivais asiáticos e não conseguiram ir mais adiante. A participação da equipe brasileira foi custeada por convênio entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paralímpico Brasileiro.

BC1
Logo de início, os dois atletas brasileiros caíram na mesma chave e fizeram o primeiro confronto do grupo. Melhor para Luiz Humberto, que venceu José Carlos Chagas e seus outros dois jogos da fase. Zé, com dores no ombro, não conseguiu vencer e foi eliminado ainda na primeira etapa. Na fase eliminatória, Beto venceu o japonês Takumi Nakamura, mas nas quartas de final foi eliminado pelo inglês David Smith, um dos melhores atletas do mundo na classe.

BC2
Maciel de Souza e Lucas Araujo representaram o Brasil nesta classe. Lucas perdeu os dois primeiros jogos na fase de grupos, para Nadav Levi, de Israel, e Cristina, de Portugal. Com isso, não conseguiu avançar. Já Maciel, passou sem dificuldades pela fase classificatória, com três vitórias. Nas oitavas, superou o português Fernando Ferreira, chegando às quartas de final. O brasileiro enfrentou o atleta tailandês Worawut Saengampa na sequência, e acabou derrotado por 8 a 1.

BC3
Pela primeira vez, a delegação brasileira conseguiu emplacar os três representantes da BC3 nas oitavas de final. Evani Soares venceu seus dois primeiros jogos da fase inicial, perdendo apenas o terceiro. Com os resultados, passou de fase em segundo lugar. Antônio Leme perdeu na estreia para o japonês Takarashi, mas se recuperou e venceu os dois últimos jogos, ficando na segunda posição e garantindo seu lugar nas eliminatórias. Mateus Carvalho estreou bem, porém, teve dificuldades no segundo jogo, mas se classificou também em segundo.
Como os três atletas passaram da fase inicial na segunda colocação, os confrontos das oitavas foram duríssimos para os brasileiros. Antônio acabou perdendo para o coreano Ho Won Jeong, número 2 do ranking. Já Mateus foi superado na última parcial pelo japonês Takarashi. Evani, apesar de jogar de igual para igual contra a coreana, perdeu o jogo na última bola.

BC4
Dirceu Pinto, Eliseu dos Santos e Marcelo dos Santos também se classificaram para as oitavas de final. Os irmãos, Eliseu e Marcelo, caíram na mesma chave na primeira fase. Logo no primeiro confronto, Eliseu venceu o irmão. Mesmo assim, Marcelo recuperou-se nos outros confrontos e conquistou a classificação. Assim como Eliseu, que venceu seus três jogos. Dirceu perdeu apenas para a inglesa Ewie, mas também conseguiu se classificar. Na fase eliminatória, Eliseu e Marcelo foram eliminados, por Kim Sungkyu e Vivian Lau, respectivamente. Dirceu avançou após vitória sobre o eslovaco Andrsjsik, mas nas quartas de final foi derrotado pelo atleta de Hong Kong, Wing Leung, por 7 a 2.

Ministério do Esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *