Brasileiro de maratonas aquáticas começa neste domingo (23)

Brasileiro de maratonas aquáticas começa neste domingo (23)O campeonato brasileiro de maratonas aquáticas começa neste domingo (23), em Porto Belo, Santa Catarina, com uma etapa de cinco quilômetros e a primeira prova da nova Copa Brasil, na mesma distância. Nesta prova inicial, estarão alguns dos nadadores que levaram o Brasil a ser campeão mundial da modalidade, no Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona, em julho passado.

Os atuais campeões brasileiros, Ana Marcela Cunha e Samuel de Bona, confirmaram presença, assim como Diogo Villarinho e Allan do Carmo, todos integrantes da equipe brasileira no título mundial de 2013. Ana, Diego e Allan, além de Betina Lorscheitter, representarão o Brasil nos Jogos Desportivos Sul-Americanos, em Santiago, Chile, no mês de março.

A prova de Porto Belo será seletiva para os 5km do Mundial Junior da modalidade, marcado para o final de agosto, em Israel. Os dois primeiros homens e as duas primeiras mulheres nascidos em 2000, 1999 ou 1998 (14, 15 ou 16 anos completos até 31/12/2014) carimbarão o passaporte. Nessa faixa etária, há nomes fortes buscando essas vagas, como Luiz Henrique Clinco, Mariana Vignoli e Camila Poso Tribst.

O horário da travessia só será confirmado no congresso técnico da prova, marcado para as 18 horas deste sábado (23).

Os vencedores da Meia-Maratona Aquática de Porto Belo, em 2013, não estarão presentes: Poliana Okimoto, a melhor maratonista do mundo, e Luis Rogério Arapiraca. No ano passado, Samuel de Bona chegou em segundo lugar, e Diogo Villarinho completou o pódio. No feminino, Ana Marcela ficou com a prata e Betina Lorscheitter com o bronze.

A partir deste ano, as maratonas terão dois circuitos nacionais. Um é o tradicional Campeonato Brasileiro, circuito de alto rendimento, com percurso olímpico de 10km, ou com percursos inferiores quando forem seletivas para competições internacionais (5km ou 7,5km). Nesta competição, os atletas se dividirão nas categorias Infantil (13-14 anos), Juvenil (15-16), Junior (17 a 19) e Senior (20 anos pra cima). Os atletas e as equipes acumulam pontos no geral e nas faixas etárias. O ranking final é que servirá para as indicações da CBDA para o programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte, como ocorreu nas últimas temporadas.

Já o outro campeonato, em sua primeira edição, é a Copa Brasil, um circuito nacional de desenvolvimento, com etapas exclusivamente em cinco quilômetros. Os nadadores acumularão pontos apenas dentro de suas faixas etárias (17 ao todo, como era até o ano passado no Campeonato Brasileiro, incluindo as divisões de Master). Ao fim do circuito haverá campeões de cada faixa etária.

Porto Belo fica no litoral centro-oeste de Santa Catarina, a 65 quilômetros ao norte da capital do estado, Florianópolis.

A Federação Aquática de Santa Catarina (Fasc) também organizará uma prova no dia 23, no mesmo percurso, que não contará pontos para o Campeonato Brasileiro nem para a Copa do Brasil. Na véspera, sábado (22), a Fasc também vai promover uma etapa do circuito catarinense com distância de 1.500 metros.

O Campeonato Brasileiro e a Copa Brasil de Maratonas Aquáticas 2014 são realizados com recursos dos Correios – Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – governo federal – Ministério do Esporte, Speedo e Sadia.

Brasil 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *