Um homem de 34 anos foi preso em flagrante na noite de quinta-feira, 19 de março, pela Polícia Civil e a Polícia Militar de Meio Ambiente de Uberlândia. De acordo com os policiais ele estava vendendo filhotes de tartaruga pela internet, por uma rede social.
O suspeito fazia negociações a partir do local onde trabalha, um pet shop no Bairro Brasil, segundo a polícia, sem consentimento do proprietário.
Foi marcado um encontro com o suposto vendedor e com ele foram recuperados três filhotes de tartaruga. Outro animal foi capturado no local de trabalho do autor. Os animais foram levados ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
O autor foi conduzido à delegacia por crime ambiental de “apanhar e utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”, informou a PMA.
Ele pode pegar de seis meses a um ano de prisão, que é a pena prevista, além de ter que pagar multa de R$ 500 por cada animal apreendido.
ATE ONDE SEI ESTAS TARTARUGAS SÃO VENDIDAS EM VÁRIOS PET SHOP DE UBERLÂNDIA, NENHUM DELES POSSUEM AUTORIZAÇÃO PARA VENDER, POIS AS MESMAS NEM PERTENCE A NOSSA FAUNA ESTA ESPECIE, NÃO VOU DIZER DE QUAL PAIS SÃO POIS NÃO LEMBRO…E TEM UMA LEI QUE FALA SOBRE A VENDA DE ANIMAIS QUE NÃO E DA NOSSA FAUNA … OUTRA COISA AS PESSOAS COMPRA O CASAL DESTA TARTARUGA E ELAS BEM CUIDADAS E TRATADAS REPRODUZEM FÁCIL, ENTÃO QUEM COMPROU A MESMA EM” PET SHOPS DIGAMOS ASSIM AUTORIZADOS ” SE TENTAR VENDER OS FILHOS IRÃO PRESOS ?? POIS QUANDO SE COMPRAR ESTAS TAL TARTARUGAS NINGUÉM TE DAR UM DOCUMENTO DIGENDO QUE VC TEM DIREITO DE TELAS ..SE FOR ASSIM TODOS OS BICHOS QUE VENDE NOS PET COMO OS PORQUINHOS DA ÍNDIA, hamster ETC SE ENQUADRARA NA MESMA SITUAÇÃO DAS TARTARUGAS ..
segundo o Ibama somente as de orelhas vermelhas são proibidas…as de orelhas amarelas não são de nossa fauna.