Incêndio consume 3 mil hectares de reserva ambiental em Paracatu

Previous Image
Next Image

info heading

info content


 

Um incêndio florestal destruiu cerca de 3000 hectares da reserva ambiental do Parque Estadual de Paracatu. Desde a última terça-feira, dia 09, foi montada uma força tarefa contando com guarnições do 4º Pelotão de Bombeiros de Paracatu, cerca de 15 brigadistas civis, além de uma equipe do IEF que trabalharam intensamente no combate as chamas.

Três aeronaves do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – Previncêndio também apoiaram nos trabalhos e com êxito conseguiram controlar o incêndio no final da tarde de ontem, restando apenas pequenos focos de fumaça em áreas isoladas, que estão sendo monitorados pelo Corpo de Bombeiros. Presume-se que o incêndio tenha se iniciado as margens da rodovia e se propagado rapidamente Parque adentro.

Nessa época do ano, o clima fica seco e as chuvas se tornam escassas, o que deixa a vegetação suscetível ás queimadas. A reserva de 6000 hectares abriga diversas famílias de aves, e mamíferos; como o Gambá orelha branca, o lobo guará, o Tamanduá mirim, e outras espécies da fauna típica do cerrado. O local comporta também as áreas de proteção especial que protegem os recursos hídricos da região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *