O perigoso efeito do “não”
*Por Romero Machado
Com certeza, você já ouviu esses avisos: “Não entre”, “Não mexa”, “Não abra”, “Não faça ligações para celular”, “Não faça barulho”, “Não converse”. É muito provável que você tenha ficado extremamente ansioso e excitado a agir de forma contrária ao que estava pedindo o aviso.
O que é a palavra não? Podemos definir o “Não” como uma abstração. O “Não”, por si só, não diz nada, logo o cérebro se fixa no que vem depois do “não”. Um exemplo claro dos efeitos do “Não” ocorre com as crianças quando orientadas pelos adultos. Basta um adulto dizer para a criança não fazer tal coisa, não fazer isso ou aquilo para aguçar a sua curiosidade e interesse em experimentar o desconhecido, o proibido. Elas não levam em conta o “Não” e, sim, o que vem depois do “Não”. Nossa mente, para saber em que não pensar, precisa primeiro pensar. Não pense em um balão cor de rosa. Pense em um balão cor de rosa! Analise as duas frases! Em que você pensou quando ouviu uma e ouviu a outra? Na mesma coisa, em um balão cor de rosa.
Principalmente numa situação de pânico, é muito mais difícil e demorado pensar primeiro no que não fazer para depois pensar no que fazer. Por exemplo: “Em caso de incêndio não use o elevador” A linguagem mais rápida e que obtém melhores resultados é a linguagem afirmativa; dizer o que deve ser feito. Exemplo: “Em caso de incêndio use as escadas”.
Quando for necessário orientar, educar, chamar a atenção para um cuidado em relação a uma possível situação de risco, a grande dica é usar a linguagem afirmativa. Você já teve, provavelmente, a experiência de pensar em “Não posso esquecer de…” e obter o resultado de esquecer exatamente aquilo que na realidade você queria lembrar. O uso de uma linguagem negativa provoca o comportamento que se quer evitar.
Em vez de dizer “Não quero comer doces” ou “Não quero engordar”, tente dizer, “Quero comer comidas saudáveis” ou “Quero emagrecer”. Isso não só é mais agradável como, na verdade, reorienta a sua mente e prepara você para um número maior de realizações desejadas, focalizando as coisas positivas que quer que aconteça.
*Romero Machado é palestrante, consultor de comunicação pessoal., professor de Expressão Verbal, Vendas e Liderança. Atualmente é Diretor da WBS Consultoria.
Lista de artigos…
Página 1 de 3.