Creches voltam a funcionar e funcionários recebem salários após dois meses de atraso

Mais de 270 crianças voltaram às creches Tia Lia, no Bairro Dona Zulmira, e Irmã Odélcia, do Bairro Shopping Park, na manhã desta quarta-feira, 13 de maio. As unidades foram fechadas na última segunda-feira, 11, pela Fundação Maçônica Manoel dos Santos, que alegou não receber a verba de recursos repassadas pela Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Creches de Uberlândia voltam a funcionar

Na última terça-feira, 12, uma reunião foi convocada pela Fundação Maçônica Manoel dos Santos envolvendo principalmente funcionários da creche Tia Lia no Bairro Dona Zulmira. Uma liminar da justiça determinava a reabertura do centro educacional, assegurando às crianças matriculadas o atendimento regular.

A direção da fundação, desde o recebimento da ordem judicial, se prontificou a reabrir a unidade, mas havia o impasse relacionado a falta de pagamento dos salários aos funcionários, atrasados há dois meses.

Parte do pagamento foi liberado e a questão foi parcialmente resolvida.“As funcionárias da creche Irmã Odélcia receberam o pagamento do mês de março. Na sexta-feira, (8), a Secretaria Municipal de Educação repassou o dinheiro para as duas creches. As funcionárias da Tia Lia receberam, mas quando caiu na conta da Irmã Odélcia o negativo que estava por cada penhora ocorrida no dia 7 de abril, o banco foi lá e pegou o dinheiro. Então, por esse motivo as funcionárias da Irmã Odélcia estão sem receber o pagamento do mês de abril”, explicou o presidente da Fundação Maçônica, Mauro de Souza.

As funcionárias da creche disseram à equipe de reportagem, que se os salários não fossem pagos, em atenção aos pais e crianças atendidas, elas voltariam aos postos de trabalho normalmente. Mas pedem a prefeitura que regularize os pagamentos dos acertos trabalhistas com os profissionais da saúde demitidos no passado.

Júnior Caritel com informações de Antônio Pimenta

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *