Semana de Ciência e Tecnologia será aberta oficialmente dia 13 de outubro

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia, promoverá, com a Universidade Federal de Uberlândia, através do Museu Dica, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no município. O evento será aberto oficialmente na segunda-feira, 13 de outubro, às 18 horas, no anfiteatro Rondon Pacheco. Após a abertura, haverá a apresentação da peça teatral: “Simbá, o Marujo”, pelo grupo teatral uberlandense Trupe de Truões. Diversas atividades serão realizadas a partir da data, e se estenderão até o mês de novembro.

Também participam como apoiadores do evento a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, desenvolvida nos estados e municípios, e visa popularizar o conhecimento científico e tecnológico, a partir da realização de mostras científicas, da organização de banco de palestras e oficinas, e incentivar variadas ações de iniciativa de instituições parceiras e convidadas. O evento é dirigido a professores e alunos das redes municipal e estadual de ensino e escolas particulares, que poderão participar com a apresentação de seus projetos. Neste ano, a proposta é discutir a ciência frente ao desenvolvimento social.

No sábado (11), antecipando a abertura oficial da Semana haverá na praça Clarimundo Carneiro, a partir das 16 horas, o “Ciência na Praça”, que terá o objetivo de divulgar o evento. No ato, os realizadores da Semana darão uma demonstração do que será a programação e farão o encerramento com um show de Chorinho. A atividade será realizada conjuntamente com a Feira de Artesanato, que ocorre mensalmente no local.

Após a abertura, no dia 13, a programação continua na quarta-feira (15), com o evento: “Brincando e Aprendendo”, que se estenderá até o dia seguinte, na Arena Sabiazinho, das 7hs às 17hs. No local, alunos orientados por seus professores farão uma exposição interativa e divertida de brinquedos e mostras científicas. Para esta atividade, os organizadores esperam a presença de mais de mil crianças das redes estadual e municipal de ensino e das escolas municipais.

Ainda neste mês, entre os dias 25 e 26 de outubro, também haverá uma atividade denominada “Circuito de Museus”, que consiste na popularização da arte e da ciência. Nela, alunos farão, em horários alternados, visitas aos museus Municipal e Universitário de Arte (Muna), Parque Gávea e Parque Siquierolli, Museu de Minerais e Rocha e Museu Dica, da Universidade Federal de Uberlândia. Na ocasião, os monitores dos respectivos museus farão apresentação temática de cada um aos visitantes.

Em novembro, haverá a continuidade da programação. Entre os dias 6 e 7 de novembro, ocorrerá o “Ciência Viva”, no saguão do bloco 5R, do campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia. Neste evento, os estudantes dos ensinos fundamental, médio; educação tecnológica de ensino médio e de educação de jovens e adultos farão uma exposição de seus trabalhos científicos. Por fim, entre os dias 29 e 30, volta a atividade “Circuito de Museus”.

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *