Escola Livre do Grupontapé de Teatro abre temporada de espetáculos

Gupontapé de teatro 2
Após seis meses de aprendizado, chegou a hora das turmas do curso de teatro da Escola Livre do Grupontapé mostrarem ao público o resultado do trabalho. A partir da próxima semana, os apaixonados pelas artes cênicas de Uberlândia e região poderão conferir as apresentações dos grupos, que foram divididos por idades. Nos dias 10 e 11, o espetáculo será comandado pelas crianças e adolescentes e, 17 e 18, as performances ficarão a cargo dos adultos, sempre a partir das 20 horas. A entrada é gratuita.

Apresentação infantil 

Os atores mirins levarão para o público o tema circense. Mágicos, malabaristas, bailarinas, cantores, sereias, palhaços e seres encantadores vão mostrar ao público que o mundo é sempre possível de ser inventado e vivenciado de uma maneira poética e brincalhona. “Partimos aqui do tema liberdade relacionado à arte circense e à natureza da criança – pequenos saltimbancos saltando e criando peraltices. O foco pedagógico ao longo do semestre foi a preparação para o desafio de apropriarem-se de um número e apresentá-lo, de encarar o público de maneira livre, sem perder a espontaneidade e o brilho criativo, caminhando assim, um passo adiante no processo de desenvolvimento da expressividade”, explica a professora da turma Maria Cláudia S. Lopes.

Adolescentes 

Gupontapé de teatroJá os adolescentes, inspirados no tema liberdade e fragmentos do diário de Anne Frank, vão mostrar o trabalho baseado no entrecruzamento de escritas e vidas: de um lado os alunos, também adolescentes, com suas questões relativas à época que vivem e seu contexto e, de outro, a adolescente Anne Frank que viveu o Holocausto, deixando um registro de suas reflexões e conflitos, tanto aqueles decorrentes do contexto histórico quanto também aqueles relativos à idade.

Adultos vão encenar a liberdade 

Os atores adultos apresentarão dois temas, porém ambos baseados na liberdade. O primeiro será um questionamento sobre a liberdade que veio após o fim do regime militar, partindo do pressuposto das “ditaduras veladas”, às quais a sociedade está submetida. Seriam as pessoas livres agora para se expressarem e fazerem suas escolhas? Você realmente escolhe o que consome? O que veste? Diz o que pensa? “Neste exercício cênico escolhemos trabalhar com as pequenas, mas não tão pequenas assim, “ditaduras veladas”, às quais estamos submetidos. Em um processo colaborativo, partindo de alguns jogos de improvisação, de jogos teatrais e de cenas/depoimentos trazidos pelos alunos/atores, nos questionamos sobre tudo isso e devolvemos essas perguntas a vocês”, afirma Ana Flávia Felice, professora da turma.

Em outro momento, a liberdade virá inspirada em fragmentos do texto “Água Viva” de Clarice Lispector, com e depoimentos, frases, desejos e questões dos alunos/atores surgidas durante o processo, indagando sobre o eu e a liberdade de cada um. “As ‘respostas’ foram construídas em improvisações e no trabalho de composição e ações físicas. E assim sendo, não traz certezas, nem mesmo possíveis soluções, são respostas do corpo, portanto etéreas, em fluxo, que se movimentam e se modificam”, adianta Felice.

Novas turmas 

Após as apresentações, a Escola Livre do Grupontapé de Teatro abrirá inscrições para turmas do segundo semestre, entre os dias 21 deste mês a 04 de agosto, com início das aulas no dia 05 de agosto.

Alunos a partir dos sete anos de idade podem se inscreverem.

Serviço 1:

O quê: Temporada de apresentações dos alunos da Escola Livre do Grupontapé

Quando: 10, 11, 17 e 18 de julho

Onde: Escola Livre do Grupontapé de Teatro. Rua Tupaciguara, 471. Bairro Aparecida. Uberlândia-MG. 32312412

Horário: Sempre às 20 horas.

Entrada Franca 

Serviço 2:

O quê: Inscrições para o curso de teatro da Escola Livre do Grupontapé

Quando: 21 de julho de 2014 a 04 de agosto de 2014

Onde: Escola Livre do Grupontapé de Teatro. Rua Tupaciguara, 471. Bairro Aparecida. Uberlândia-MG. 32312412

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *