Hospital do Câncer busca voluntárias para pesquisa de prevenção contra o câncer de mama

Hospital do Câncer busca voluntárias para participar de pesquisa de prevenção contra o câncer de mamaO Núcleo de Prevenção e Pesquisa de Câncer (NUPPEC) do Hospital do Câncer deu início ao projeto que vai investigar, por meio de exame de sangue, possíveis marcadores precoces do câncer de mama. Essa investigação será realizada para tentar identificar possíveis marcadores sanguíneos enquanto o câncer estiver restrito na mama e assim diagnosticar precocemente a doença.

Ao todo, 60 mulheres divididas em três grupos participarão da pesquisa. São 20 pacientes com câncer de mama inicial; mais 20 com metástases (quando o tumor da mama se espalha para outros órgãos do corpo) e outra 20 mulheres (enfermeiras, médicas e voluntárias) saudáveis, que não tem o câncer de mama.

O Hospital está em processo de reunir voluntárias que têm mamografia alterada, classificadas como BI-RADS IV ou V, ou seja, que apresentam nódulo altamente suspeito de câncer, mas ainda não fizeram a biópsia. “Todas as mulheres que chegam ao Hospital já tem diagnóstico confirmado pela biopsia e isso pode alterar a dosagem do marcador no sangue. Precisamos de um grupo de pacientes (mamografia alterada, sem biopsia), sendo, aquelas que têm o nódulo, mas não fizeram o exame de biópsia ainda”, esclarece o oncologista.

Como participar

As mulheres que se enquadrarem nesse perfil e quiserem participar devem escanear o laudo da mamografia com essa alteração, encaminhar para [email protected] para análise. “Após esta avaliação a nossa equipe entrará em contato para agendar a coleta do sangue, o preenchimento da ficha de avaliação e do termo de consentimento”, explicou Rogério.

A pesquisa de alguns biomarcadores presentes no sangue já é útil para tentar ajudar no diagnóstico precoce de outros cânceres, como por exemplo, o PSA (Prostate Specific Antigen, em inglês), uma glicoproteína produzida especificamente pelas células epiteliais da Próstata. O estudo, que deve durar dois anos, está sendo patrocinado pelo Grupo Luta Pela Vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *