Volta às aulas na rede municipal traz novidades para os alunos

Aproximadamente 60 mil alunos da rede municipal de ensino retornam às aulas na próxima semana – dia 4/2. Para receber os estudantes, a Secretaria Municipal de Educação  (SME) fez um planejamento que contempla novas vagas, ampliação dos kits de uniforme e de material escolar, merenda e admissão de novos profissionais. As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (29), no Centro Administrativo Municipal.

A principal novidade é na ampliação dos kits que serão entregues a todos os alunos. Após consultar os gestores das unidades, uma lista foi criada e aprovada por meio de projeto de lei no Legislativo Municipal. Os kits incluem camisetas de manga curta e cavada, bermuda, short-saia, sandália, tênis e meia. Os materiais escolares ganharão canetinhas e mochilas adequadas a cada faixa etária. A previsão é que os materiais sejam entregues em fevereiro.

No caso dos uniformes, será aberto um novo registro de preços atendendo às exigências de um novo decreto que regulamenta a questão em âmbito nacional. Para não prejudicar os alunos novatos, a Prefeitura vai repassar os uniformes do ano letivo de 2013 estocados na Diretoria de Armazenagem e Distribuição.

“Vamos agilizar o processo interno e exigir da empresa vencedora qualidade do produto e entrega em menor tempo possível. A expectativa é de um prazo de 45 dias após [a homologação do] novo registro de preços. Vale destacar que para a aquisição dos uniformes consideramos idade dos alunos, conforto e qualidade”, informou a secretária municipal de Educação, Gercina Novais.

Para atender à demanda crescente de alunos, principalmente na educação infantil, a SME criou 1.419 vagas nas unidades de educação infantil, possibilitadas com a inauguração de uma nova Emei e de outros quatro anexos. No mesmo ano também foram ampliadas 340 vagas para as salas de 1º ao 9º ano. Para este ano, novas unidades e anexos serão entregues. O investimento nessas obras foi de R$ 1,8 milhão; outros R$ 688 mil foram investidos na compra de mobiliário, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Como a qualidade também depende dos profissionais da educação, o setor de recursos humanos tem convocado os candidatos aprovados para trabalhar nas unidades existentes e recém-inauguradas. São 1.100 efetivados do último concurso e outros 1.214 contratados por processo seletivo. Os diretores e vice-diretores empossados foram eleitos pela comunidade através do método de consulta popular.

Quanto ao cardápio, o Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae) incluiu alimentos tendo como base a educação em saúde. Como exemplo dos novos itens estão o suco de uva e o brócolis. “Contratamos três nutricionistas para trabalhar a merenda com um cardápio mais colorido, dando mais qualidade na alimentação dos alunos”, disse a secretária.

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *