Recuperação de estradas vicinais chegou a dez comunidades rurais

Esta semana os moradores do assentamento José dos Anjos, na região do Taperão, no km 46 da BR 497 (saída para Prata), devem receber a conclusão das obras de recuperação da estrada da Barra, principal acesso para a região. Além da rodovia vicinal, foram recuperadas as ruas dentro do assentamento e os acessos às comunidades rurais. Um trabalho que, de acordo com o secretário de Agropecuária e Abastecimento em exercício, Gibissom Pires, não era executado há vários anos. “Por isso é muito importante essa nossa parceria com a Secretaria de Obras. Nós levantamos as necessidades e ela [Obras] executa o serviço e isso melhora a produção e o transporte na zona rural. Tínhamos casos de prejuízo também no transporte escolar”, disse Gibissom Pires.

    O serviço na estrada da Barra faz parte de um projeto piloto que utiliza material selecionado do descarte da construção civil. São 7,5 Kms onde os piscinões ao longo da estrada são preenchidos com os resíduos. “O que é problema na cidade aqui na zona rural é solução. Existem piscinões onde nós utilizamos até oito caminhões de material, e se fôssemos usar cascalho seria o dobro e ainda teríamos de pagar pelo cascalho”, disse David Cardoso Souza Júnior, diretor de obras de estradas vicinais, da Secretaria de Obras.

    Sete equipes fazem o trabalho de recuperação das estradas vicinais. Desde maio foram 10 comunidades atendidas e mais de 800 kms de estradas recuperadas, além da construção e reparo de pontes e mata-burros e sinalização com instalação de placas de identificação. Há uma equipe exclusiva para a realização de bolsões para captação de água ao longo das estradas. Os bolsões reduzem o assoreamento das estradas e ajudam na conservação. O projeto prevê a recuperação de todas as estradas vicinais e acessos às comunidades e assentamentos, para revitalizar a produção com transporte seguro na zona rural.

    Até agora já foram atendidas as seguintes comunidades no programa de revitalização das estradas vicinais: Rio das Pedras, Zumbi dos Palmares, Palma da Babilônia, Nova Palma, Flávia Nunes, Emiliano Zapata, Canudos, Tangará (Porteirão), Forestan Fernandes, Maringá e Monte Castelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *