Alunos do projeto Sanitarista Mirim vão ter aulas práticas

Depois de muito estudo teórico, alunos da rede pública municipal que participam do projeto Sanitarista Mirim partem agora para as atividades técnicas. Após estudarem diversos tópicos da área animal, os menores aprendizes vão para as fazendas colocar em prática o que aprenderam nos livros. Os alunos vão ter contato direto com os bezerros, bois, aves, animais em geral. As visitas começam no próximo dia 20 e vão até o dia 27 de maio.

O projeto é do governo Estadual, através do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), e existe há 10 anos. Em Uberlândia, é desenvolvido há três anos nas escolas municipais da zona rural em parceria com as secretarias municipais de Agropecuária e Abastecimento e de Educação e ainda conta com o apoio do Sindicato Rural.

Os trabalhos funcionam assim: professores de Ciências trabalham, junto com outras disciplinas, todo o conteúdo do livro. Depois de tudo bem estudado e discutido com a turma, vem a parte técnica.

Um dos pontos importantes desse projeto é o incentivo e a participação efetiva dos fazendeiros do município e dos distritos. O projeto é capaz de formar agentes multiplicadores que vão auxiliar adultos na condução e atuação segura em todos os setores do campo. Através deles, muitos pais, sitiantes e até fazendeiros aprendem sobre segurança alimentar, preservação do meio ambiente, tratamento de animais, vegetais, vacinação, tudo que diz respeito ao dia a dia do homem do campo.

No segundo semestre, os alunos vão para o setor agrícola, começando pela parte teórica e, em seguida, vão para as fazendas. Nas lavouras, os futuros sanitaristas mirins acompanham e participam das pulverizações, exterminações de pragas, verificação de dosagem certa de aplicação de agrotóxico, entre outras atividades. Concluindo todas as etapas, os participantes recebem um certificado de Sanitarista Mirim.

Das 13 escolas rurais existentes, seis já participaram da iniciativa: Olhos D’água; Sebastião Rangel, em Tapuirama; Leandro José de Oliveira, na Fazenda Douradinho; Sobradinho; Carlos Tucci, na Babilônia (Água Limpa); e Antonino Martins da Silva, em Martinésia.

Dias e locais das visitas práticas:

20/05 – Escola Municipal de Olhos D’Água
21/05 – Escola Municipal de Martinésia
22/05 – Escola Municipal Barra do Tejuco (saída para o Prata)
23/05 – Escola Municipal da Água Limpa (Babilônia)
24/05 – Escola Municipal de Tapuirama
27/05 – Escola Municipal de Sobradinho

Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *