Outubro Rosa – Uma história de superação ao câncer de mama

Andreia superação do câncer de mamaOutubro é mês de conscientização em todo o mundo. A campanha Outubro Rosa é um alerta sobre o câncer de mama. A campanha estimula empresas e a população em geral a participarem de ações de prevenção à doença e a importância do diagnóstico precoce.

A história é de superação. Em dezembro do ano passado Andréia Amaral foi diagnosticada com câncer de mama. A cirurgia foi em janeiro desse ano e de lá pra cá já ela passou vários procedimentos. Foram seis sessões de quimioterapia e mais 30 de radioterapia.

Ela diz que o processo é doloroso e difícil com a perda do cabelo e da auto-estima. Mas que é importante sempre ter fé.

A paciente descobriu a doença na fase inicial. Casos como o de Andréia serviram de exemplo para uma campanha que é desenvolvida ao longo deste mês. O Outubro Rosa simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula empresas e a população em geral a participarem de ações de alerta sobre a importância do diagnóstico precoce.

Segundo o médico mastologista Juliano Cunha, o câncer de mama tem grandes chances de cura que podem chegar a mais de 90% quanto detectado precocemente e o tratamento adequado. O médico explica que normalmente este tipo de câncer não gera sintomas evidentes. O mais perceptível pode ser o aparecimento de caroço.

Para prevenir a doença é importante manter hábitos de vida saudáveis. É importante que toda mulher com mais de 40 anos visite o médico para fazer a avaliação anual das mamas, além do auto-exame.

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer, o Inca, somente neste ano são 52.120 novos casos de câncer de mama. Este tipo da doença é mais comum entre as mulheres depois do câncer de pele.

câncer

Fernando Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *