Enxaqueca pode se transformar em doenças mais graves

Enxaqueca

Estudo nos EUA mostram que a enxaqueca pode se desenvolver para um AVC

Segundo um estudo realizado por médicos americanos neste ano, a enxaqueca pode se transformar em doenças mais graves. Se não tratada corretamente, pode acarretar problemas mais sérios, como o acidente vascular cerebral (AVC).

Médicos dos Estados Unidos, que realizaram estudos com centenas de pacientes com quadro de enxaqueca, alertam que formigamento, fala enrolada, tontura, dor na nuca são sintomas mais graves. Na enxaqueca comum a pessoa sente apenas dor e tem 34% de chance de o problema se desenvolver para algo pior. Nos casos mais graves citados, as chances dobram, 68%. Algumas áreas do cérebro podem aumentar ou diminuir de tamanho, assim como as artérias.

Segundo o neurologista Flávio Salém, os riscos de evolução para doença graves aumentam em quem é fumante, ou se a pessoa tiver fator de risco para derrame como pressão alta, diabetes, obesidade e no uso de alguns tipos de anticoncepcionais.

Segundo a OMS, 30 milhões de brasileiros sofrem com enxaqueca, mas 60% não procuram um especialista, apenas fazem consultas rotineiras e usam analgésicos, o que não resolve o problema.

“Quem não se cuida a longo prazo pode ter mais motivos pra dor de cabeça, como redução de qualidade de vida, dor crônica diária, depressão, insônia, incapacidade. Procure um médico, poque enxaqueca é uma doença, como qualquer outra”, disse Flávio Salém.

SBT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *