Choque elétrico: cuidados ao manusear equipamentos eletrônicos

Causas de mortes e acidentes

Causas de mortes e acidentes

Raios, rede de alta tensão e cerca elétrica são três coisas que causam medo em muita gente. Principalmente para quem fica exposto em vias públicas.

O perigo maior é a incidência de choques elétricos que estão dentro das edificações, no trabalho e principalmente em casa. Ações comuns como: ligar um aparelho de som, trocar uma lâmpada queimada ou abrir um chuveiro, representam risco de choque e de morte.
Tragédias desse tipo acontecem com frequência. Segundo estatísticas do setor, no Brasil duas pessoas morrem eletrocutadas por dia.

Para o professor de Engenharia Elétrica Keide Matumoto, a mesma energia que mata, proporciona a prevenção de acidentes. Na casa do engenheiro, por exemplo, foi instalado um D.R.  (dispositivo diferencial residual). Esse dispositivo  corta a descarga elétrica em menos de um décimo de segundo. Uma descarga elétrica por menor que ela pareça, pode matar. O alerta vale até para o manuseio de um de telefone celular.

O Corpo de Bombeiros ressalta que em relação ao choque elétrico é uma das ocorrências diárias, e na maioria dos acidentes estão dentro de casa.

Com informações Carlos Vilela 

Estagiária sob a supervisão do jornalista Arthur Fernandes 

Assista à reportagem completa de Carlos Vilela:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *