Mapa detalhado do planeta Marte está disponível on-line

 

O documento foi realizado combinando mais de 20 mil imagens (Imagem: Ansa)

O documento foi realizado combinando mais de 20 mil imagens (Imagem: Ansa)

O mapa mais detalhado de Marte já está disponível gratuitamente na Internet, foi informado nesta quinta-feira (17) pelo Serviço de Monitoramento Geológico dos Estados Unidos (Usgs, na sigla em inglês).

O mapa foi obtido combinando mais de 20 mil imagens realizadas pela sonda Mars Odyssey da Nasa em orbita no planeta vermelho desde 2001.

O realizador do documento dói Robin Fargason do Usgs de Flagstaff no Arizona em colaboração com a Universidade do estado do Arizona dos EUA.

“Usamos mais de 20 mil imagens noturnas realizadas pela câmara Themis da sonda que, sendo infravermelha, é sensível a temperaturas. Geramos assim um mapa de Marte com uma resolução nunca alcançada antes. Agora estes dados estão livremente a disposição dos pesquisadores e do público interessado”, disse Fergason.

Os pesquisadores compararam as imagens térmicas da câmara infravermelha, cada uma do tamanho de um campo de futebol, com as tomadas realizadas com luz solar.

Observando-as e medindo o tempo de resfriamento empregado pelo material chamado “inércia térmica”, foi possível individualizar a tipologia da superfície e identificar se era composta por rochas ou pó.

Fonte: Ansa Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *