EcoPonto é instalado no bairro São Lucas

EcoPonto do bairro Santa Rosa, construídos em 2010

EcoPonto do bairro Santa Rosa, construído em 2010

Começou nesta segunda-feira (27) as atividades de mais um EcoPonto. Os moradores do bairro São Lucas e região passam a contar com um local para direcionamento de resíduos de construção civil (RCC) dos pequenos geradores, podas de árvores, materiais inutilizáveis nas residências e recicláveis. A nova unidade está instalada na rua do Gari, esquina com rua do Motorista.

O trabalho de implantação dos EcoPontos teve início em 2009. A iniciativa atende às legislações de meio ambiente em relação ao gerenciamento dos resíduos sólidos, que envolvem sistemas de reutilização, reciclagem, planejamento e desenvolvimento de programas coerentes com as políticas urbanas e ambientais.

“Os EcoPontos vieram com a finalidade de resolver um antigo problema dos bairros: os lixões. Haviam pontos críticos e as pessoas depositavam materiais de forma irregular e sem controle, como entulhos, podas de árvore, recicláveis, orgânicos. Os EcoPontos suprem essas necessidades da população, criando alternativas para destinação dos resíduos que não têm coleta regular”, explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, João Batista Júnior

Atualmente, Uberlândia possui oito centrais distribuídas nos bairros Luizote de Freitas, Santa Rosa, São Jorge, Guarani, Roosevelt, Daniel Fonseca, Morumbi e São Lucas. “Até o final do ano, mais duas devem ser entregues nos bairros Tocantins e Cruzeiro do Sul. Dessa maneira, vamos concluir a implantação de dez EcoPontos”, acrescentou o secretário.

Os resíduos recicláveis acumulados nos EcoPontos são direcionados para cooperativas e associações de catadores para serem reciclados. A ação contribui para gerar emprego, renda e qualidade de vida para os trabalhadores do setor. Já os resíduos da construção civil são utilizados no aterro sanitário para recobrimento da massa de lixo. Com essas medidas, a maioria dos resíduos produzidos no município encontra uma destinação final correta.

Outra atividade econômica beneficiada com os EcoPontos é a dos carroceiros, que  descarregavam os resíduos em locais inadequados e hoje contam com as centrais. Nos locais, além de fazer a destinação correta dos resíduos, os trabalhadores e seus animais podem descansar nesses espaços com dignidade e bons tratos.

Grandes geradores

A resolução 307 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) estabelece que os grandes geradores devem se responsabilizar pelo transporte, destinação e armazenamento correto dos resíduos produzidos por construção, reforma, reparos e demolições de estruturas e estradas, bem como por aqueles resultantes da remoção de vegetação e escavação de solos. A destinação deve ser feita para local previamente determinado e licenciado pelos órgãos ambientais.

O que são resíduos de construção civil?

Tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica, entre outros.

Veja onde estão localizados os oito EcoPontos em Uberlândia:

– Bairro Daniel Fonseca – Rua Itabira, 1720, esquina com a avenida Geraldo Motta Batista
– Bairro Guarani – Rua do Repentista, 350
– Bairro Luizote de Freitas – Rua Wilson Gonçalves de Souza, 10 (esquina com Rua Paulo Margonari)
– Bairro Morumbi – Rua Mangaba, esquina com rua Ingá
– Bairro Presidente Roosevelt – Rua Olívia de Freitas Guimarães, 950
– Bairro São Jorge – Avenida Serra do Mar, 411 (esquina com Avenida Serra do Espinhaço)
– Bairro Santa Rosa – Rua Ângela Alckmin, 211 (esquina com Rua Elis Regina)
– Bairro São Lucas – Rua do Gari, esquina com rua do Motorista

Os EcoPontos possuem caçambas, energia elétrica, banheiro, despensa, varanda e cocheira. A cada viagem as pessoas podem despejar até 1 m³ de material. Lixo orgânico domiciliar não pode ser dispensado nas unidades.

As centrais funcionam todos os dias das 7h às 19h.

Fonte: Secom/PMU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *