Indicador da FGV mostra economia em retomada

Estudo mostra sexto avanço consecutivo em indicador que mede desempenho do País. (Imagem: USP)

Estudo mostra sexto avanço consecutivo em indicador que mede desempenho do País. (Imagem: USP)

O Brasil começa a reunir as condições necessárias para voltar a crescer. Segundo um estudo divulgado nesta terça-feira (16) pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pelo The Conference Board (TCB), o País registrou o sexto avanço consecutivo em um indicador que mede o desempenho econômico do País.

As duas entidades desenvolveram o Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE), que reúne uma série de pesquisas para tentar antecipar tendências econômicas e que pode sugerir se o País está próximo de se recuperar.

Os dados de hoje são referentes a julho e, na comparação com o mês anterior, houve um avanço de 1,9%. Com esse desempenho, o indicador subiu para 97,8 pontos e se aproxima do que era observado em 2010 (100 pontos), quando a série começou a ser feita.

De oito pesquisas que compõem o índice, quatro deram contribuições positivas: os índices de Expectativas das Sondagens da Indústria; de Serviços e do Consumidor; e o Índice de Ações Ibovespa.

Retomada da economia

Os números, mesmo com a melhora, mostram que o governo em exercício tem trabalho pela frente para garantir a retomada total da economia. Parte dos indicadores ainda precisam, segundo a pesquisa, evoluir mais para melhorar a percepção do brasileiro em relação à situação atual da economia.

Portal Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *