Em Moscou, Putin brinca com Kerry: ‘Você precisa dormir’

PutinO presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebeu nesta terça-feira (15) o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, para discutir uma solução para a guerra civil na Síria.

Reunindo duas potências com visões opostas e conflitantes sobre Damasco, o encontro foi marcado também pela descontração, ao menos na frente da imprensa. Putin elogiou os “muitos esforços” de Kerry para “resolver um certo número de problemas bastante agudos”. “Não conseguimos segui-lo, sempre precisamos de mais tempo para acompanhar os seus movimentos”, disse, sorrindo, o mandatário. “Vejo que você precisa dormir”, acrescentou.

O líder russo também afirmou estar “feliz” em receber Kerry para discutir a crise síria e ressaltou que Moscou, assim como Washington, está buscando uma solução para o problema. Já o secretário destacou que o encontro é um “bom início” e abre a possibilidade para a “solução” da guerra no país árabe.

Atualmente, os EUA lideram uma ampla coalizão internacional que realiza ataques aéreos contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque, mas defende a saída de Bashar al Assad do poder em Damasco. Por outro lado, Moscou faz bombardeios no território sírio de forma independente, porém sempre em sintonia com o governo local. Inclusive, a Rússia já foi acusada de atingir também outros rebeldes que combatem Assad, e não apenas o EI.

Putin e Kerry já haviam se reunido no Kremlin em maio passado. Na época, o encontro dera indícios de uma possível colaboração nascente entre os dois países, mas, quatro meses depois, Moscou iniciou ataques aéreos na Síria em apoio ao regime de Damasco, gerando críticas por parte de Washington.

Ansa Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *