Senador quer rever extradição de Pizzolato

++ Arrestato banchiere tangentopoli Brasile 'Mensalao' ++O senador italiano Carlo Giovanardi, do partido Área Popular, pediu nesta quinta-feira (30) que o governo reveja a concessão da extradição ao Brasil do ex-diretor de Marketing do BB Henrique Pizzolato, condenado no processo do mensalão.

“Eu pelo ao governo para que, antes de 11 de maio, antes que seja concluído o processo de extradição, haja uma revisão”, disse Giovanardi. O senador afirmou que é “incompreensível” que Pizzolato seja enviado ao Brasil, pois há precedentes de pedidos negados de extradição.

No último dia 24 de abril, o ministro da Justiça da Itália, Andrea Orlando, deu um parecer favorável à extradição do ex-diretor do Banco do Brasil. Pizzolato, que possui também cidadania italiana, foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão, mas fugiu para a Itália com um passaporte falso. Ele acabou sendo detido em fevereiro de 2014, em Maranello, por sua documentação irregular.

Em fevereiro, a Corte de Cassação de Roma reverteu uma decisão do Tribunal de Bolonha e autorizou a extradição do brasileiro.

Na primeira sentença, a extradição tinha sido negada sob argumento de que os presídios nacionais não têm condições de recebê-lo.

Fonte: Ansa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *