Na presença de Dilma, Jeep inaugura fábrica em Goiana

Imagem: Dilma Rousseff foi recebida pelo CEO da FCA, Sergio Marchionne, na nova fábrica da Jeep (foto: ANSA)

Imagem: Dilma Rousseff foi recebida pelo CEO da FCA, Sergio Marchionne, na nova fábrica da Jeep (foto: ANSA)

Foi inaugurada nesta terça-feira (28) a nova fábrica da Jeep, marca pertencente ao grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), em Goiana, Pernambuco. A cerimônia contou com a presença da presidente Dilma Rousseff.

 A unidade será o principal polo de produção da Jeep na América Latina e fabricará, entre outros, o Renegade, modelo que chega para disputar espaço no concorrido mercado de SUVs compactos no Brasil.

 “O investimento da Fiat Chrysler em Pernambuco confirma os estreitos e antigos laços com o Brasil. À relevância dessa importante fábrica nos planos industriais globais da nova Fiat, gostaria de acrescentar o impacto positivo que, estou certo, ela terá no estado”, declarou o Embaixador da Itália no país, Raffaele Trombetta.

 A nova unidade da Jeep é resultado de investimentos de aproximadamente R$ 7 milhões e integra o maior e mais moderno complexo industrial da FCA no mundo, o polo automotivo de Goiana. Além da montadora, o parque reunirá diversos fornecedores que atuam no setor, como Magneti Marelli, Pirelli e Saint-Goibain.

 Até o final do ano, o polo vai empregar 9 mil pessoas, sendo 3,3 mil delas na fábrica da Jeep, que também é dotada de 700 robôs e ocupa uma área de 260 mil m². Sua capacidade de produção é de 250 mil veículos por ano, podendo fazer até três modelos diferentes.

 “Em toda a minha experiência ao redor do mundo, é aqui que eu vi se realizar a maior revolução. Amo o Brasil e me sinto até um pouco brasileiro. Hoje não celebramos um polo industrial, uma marca ou um produto, celebramos o espírito de Pernambuco e do seu povo. Sem eles, o nosso projeto, por mais ambicioso que fosse, não teria sido bem sucedido”, declarou o CEO da FCA, Sergio Marchionne.

 O presidente do grupo, John Elkann, também esteve presente na inauguração e falou em levar a Jeep a um nível de crescimento jamais visto em sua história, tendo a fábrica de Goiana como ponto de partida. “Agradeço ao presidente John Elkann e a Sergio Marchionne pela escolha estratégica de investir no Brasil. A nova fábrica de Goiana, a mais moderna do grupo FCA no mundo, é um investimento estratégico para o estado de Pernambuco e todo o Nordeste”, declarou Dilma Rousseff.

 Pirelli 

 A empresa italiana Pirelli inaugurou um centro de montagem de pneus no polo automotivo, uma unidade que fará um processo automático de união da roda à borracha, com um sistema de entrega automatizado e ligado à fábrica da Jeep.

 “Realizar a montagem automática do conjunto pneu-roda diretamente na planta da montadora torna nosso processo muito eficiente e dinâmico e permite que a entrega seja feita na sequência da montagem dos carros”, explicou Paulo Augusto Freitas, diretor industrial da companhia no Brasil.

 Segundo ele, outra vantagem de estar no polo é a “completa sinergia” com a montadora. “Sentimos também uma grande satisfação de participar ativamente de um projeto que contempla o que há de melhor em termos tecnológicos da produção de veículos”, acrescentou Freitas. De acordo com a empresa, a instalação vai gerar mais de 50 empregos diretos.

Fonte: Ansa Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *