Dilma participa da 7ª Cúpula das Américas e de encontros bilaterais no Panamá

dilma_3A presidenta Dilma Rousseff desembarca hoje (10) no começo da tarde na Cidade do Panamá para participar da  7ª Cúpula das Américas. Dilma embarcou na Base Aérea de Brasília às 6h40 e deve chegar à capital panamenha às 12h40 (10h40 no horário local). Ela fica no país até amanhã (11) e, além das atividades da cúpula, terá uma série de encontros bilaterais, inclusive com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Pela primeira vez com os 35 chefes de Estado e de Governo do Continente Americano, a 7ª Cúpula das Américas deve selar a reaproximação diplomática dos Estados Unidos e Cuba. Será a primeira vez em mais de 50 anos que líderes dos dois países sentarão em uma mesa de negociação.

O primeiro compromisso de Dilma será uma reunião com o presidente do México, Enrique Peña Nieto. Em seguida, ela participa do Painel do Foro Empresarial das Américas, que vai debater a integração produtiva para o desenvolvimento inclusivo no continente.

Às 16h, Dilma vai se encontrar com o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg. Na última quarta-feira (7), o governo brasileiro lançou um pacto de combate à violação de direitos humanos na internet, com apoio do Facebook e outras empresas da rede. Em seguida, a presidenta brasileira terá uma audiência com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e uma reunião bilateral como o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.

À noite, Dilma participa da abertura oficial da 7° Cúpula das Américas e do jantar para os chefes de Estado e de Governo, oferecido pelo presidente do Panamá, Juan Carlos Varela Rodrigues. Após o jantar, Dilma e a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, terão um encontro bilateral.

A reunião com Obama vai acontecer no sábado. Dilma retorna ao Brasil logo após o encerramento da cúpula, previsto para as 17h15.

No Brasil, o presidente da República em exercício, Michel Temer, passa o dia em São Paulo, sem compromissos oficiais.

 

Agência Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *