Governo destina investimentos para ampliar abastecimento de água em SP

Imagem: Portal Brasil

Imagem: Portal Brasil

Em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, o governo federal anunciou R$ 2,6 bilhões em investimentos para a implantação do sistema de abastecimento de água São Lourenço, obra que irá atender 1,5 milhão de moradores da região metropolitana de São Paulo com 4.700 litros por segundo.

Os recursos hídricos serão retirados da Cachoeira do França, em Ibiúna, e percorrerão uma distância de 83 quilômetros até cidades do extremo Oeste da Grande São Paulo como Cotia, Carapicuíba e Barueri. A previsão é que o novo sistema de abastecimento esteja concluído em 2018, com possibilidade de que o prazo seja antecipado para 2017, segundo declaração do ministro das Cidades, Gilberto Occhi.

Em discurso na conclusão da cerimônia, na qual esteve presente o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a presidenta Dilma Rousseff destacou que o Brasil precisa estar preparado para suportar condições climáticas extremas: “Nós temos que preparar o País para garantir uma situação de segurança diante do fato de que há uma coisa de que nós não controlamos que é o clima.”

Depois de citar os esforços do governo para garantir que o nordestino consiga conviver com a seca na região, a presidente destacou que “o caso da excessiva seca do sudeste é não só conviver mas estar preparado com a pior seca dos últiimos 70, 80, 100 anos.”

Mobilidade Urbana

A pauta da cerimônia contemplou também a assinatura de termo de compromisso para a modernização e ampliação do transporte ferroviário em São Paulo e da implantação do linha de BRT Metropolitano- Praia Grande / São Vicente e Terminais (EMTU).

As obras de mobilidade urbana receberão um total de R$ 3,3 bilhões em recursos, entre repasses do Orçamento Geral da União (OGU) e contrapartidas estaduais. Serão investidos recursos para extensão da Linha 9 da CPTM, com a construção de 4,4 quilômetros da estação Grajaú até Varginha (Zona Sul de SP).

Fonte: Portal Brasil 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *