Obama vai a Flórida para estudar detalhes de plano contra EI

Obama anunciou há uma semana seu plano militar contra os jihadistas do Estado Islâmico (foto: EPA)

Obama anunciou há uma semana seu plano militar contra os jihadistas do Estado Islâmico (foto: EPA)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está na cidade de Tampa, na Flórida, onde nesta quarta-feira (17) terá um encontro com generais para planejar os detalhes da estratégia militar contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI, ex-Isis).

O mandatário chegou na noite de ontem a Tampa, mas a reunião no US Central Command (CENTCOM) está prevista para às 9h30 locais (10h30 no horário de Brasília). Obama encontrará o general Lloyd Austin, chefe do comando central dos EUA, que coordena as operações militares e as relações com o Oriente Médio.

Há exatamente uma semana, o presidente anunciou um plano concreto de ataques aéreos na Síria e no Iraque para enfraquecer o grupo EI, que tenta estabelecer um califado sunita na região.

Para isso, os jihadistas adotam métodos bárbaros, como decapitações, sequestros e mutilações. Dois jornalistas norte-americanos e um britânico foram vítimas do grupo.

Mas Obama ressaltou que o plano militar dos EUA prevê somente bombardeiros aéreos e apoio ao Exército da Síria e do Iraque. Ele descartou enviar tropas para combates em solo.

Propaganda

Em uma nova tentativa propagandista, o grupo Estado Islâmico publicou nesta quarta-feira (17) um vídeo de intitulado “Flames of War” (“Chamas da Guerra”), com montagens de imagens de explosões e tiros, alguns contra soldados dos EUA.

http://youtu.be/Td9SyiIRHWs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *