Fidel elogia China e Rússia após visitas de Putin e Xi Jiping

 

Cubano ainda elogiou acordos assinados pelos Brics em Fortaleza (EPA)

Cubano ainda elogiou acordos assinados pelos Brics em Fortaleza (EPA)

O ex-presidente cubano Fidel Castro disse hoje, dia 22, acreditar que a Rússia e a China estão “convocadas a liderar um novo mundo” e elogiou o grupo dos BRICS, do qual fazem parte os dois países, pelos resultados alcançados em reunião realizada recentemente no Brasil.

Em um artigo publicado nesta terça-feira pelo jornal oficial Granma, Fidel disse que “as utopias” de Karl Marx e Vladimir Lenin “inspiraram a Rússia e a China, os dois países chamados para liderar um novo mundo, que permitirão a sobrevivência humana se o imperialismo não desatar antes uma criminosa e exterminadora guerra”.

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jiping, que participaram da reunião dos BRICS em Fortaleza na semana passada, aproveitaram a viagem para fazer um giro pela América Latina, o que incluiu Cuba em seus roteiros.

Xi Jiping iniciou hoje uma visita oficial a Cuba, que tem o objetivo de “iniciar uma nova etapa da cooperação amistosa de benefício mútuo entre as duas nações”, como o próprio líder chinês explicou.

Havana é a última escala da visita do presidente, que passou, além do Brasil, por Argentina e Venezuela.

Em Caracas, Xi Jiping firmou ontem 38 acordos comerciais e de cooperação com o líder venezuelano, Nicolás Maduro, os quais incluem US$ 4 bilhões destinados a projetos de desenvolvimento e US$ 14 bilhões para habitação e transporte.

Fonte: Ansa Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *