Dilma e Merkel discutem acordo de livre comércio com UE

Dilma se reúne com Merkel em Brasília

Dilma se reúne com Merkel em Brasília

A presidente Dilma Rousseff se reuniu no último domingo, 15 de junho, com a chanceler alemã, Angela Merkel, em Brasília, onde discutiram as negociações para um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE).

“A chanceler Merkel e eu, nessa visita, repassamos os principais temas da nossa agenda bilateral. Conversamos sobre o nosso intenso e crescente relacionamento econômico. A Alemanha é o quarto maior parceiro comercial do Brasil e o maior parceiro na União Europeia. Somos o maior parceiro da Alemanha na América Latina. Nosso comércio bilateral foi de cerca de US$ 22 bilhões em 2013”, afirmou Dilma.

“Reafirmei a determinação do Brasil e do Mercosul em avançar nas negociações do Acordo de Associação Comercial com a União Europeia, que nos permitirá ampliar e diversificar nosso intercâmbio comercial. Queremos também aumentar a participação de bens de maior valor agregado na pauta de exportações brasileiras para a Alemanha”, acrescentou.

Depois de seis anos parado, o acordo de livre comércio voltou a ser negociado em 2012. Em janeiro deste ano, deveria ter se iniciado o processo de troca de ofertas — o que ainda não aconteceu –.

Outro tema do encontro foi a governança digital, ponto em comum impulsionado pelos dois países, principalmente após o escândalo de espionagem envolvendo os Estados Unidos e denunciado no ano passado.

Dilma e Merkel mantiveram uma reunião de trabalho e depois jantaram juntas no Palácio da Alvorada, residência presidencial em Brasília. Merkel viajou ao Brasil por ocasião da Copa do Mundo.

A seleção alemã, liderada pelo técnico Joachim Löw, estréia nesta segunda-feira (16), em Salvador, contra Portugal, em jogo válido pelo grupo G.

Fonte: Ansa Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *