Jovem Eleitor: milhares de eleitores tiraram o título na última semana

Jovem Eleitor milhares de eleitores tiraram o título na última semana

Foto: TRE-MG

Durante a semana passada, a Justiça Eleitoral brasileira incentivou os jovens de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo, a fazer seu alistamento eleitoral para exercer o direito de voto nas eleições gerais de 5 de outubro de 2014. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, milhares de jovens tiraram o título de eleitor em todo o país. Em Minas Gerais, houve um aumento de cerca de 15% no atendimento ao público em geral, comparado às semanas anteriores. No total, foram atendidos quase 20 mil eleitores na semana, em todo o Estado.

Os jovens que ainda não tiraram o título podem procurar o cartório eleitoral até 7 de maio do ano que vem, mas se deixarem para a última hora correm o risco de enfrentar filas. Aqueles que têm 15 anos e completarão 16 até 5 de outubro de 2014 também podem se alistar, mas somente no próprio ano da eleição.

Em Minas, foram realizados atendimentos em escolas e instituições das seguintes cidades: Belo Horizonte, Bom Despacho, Congonhas do Norte, Coronel Murta, Guidoval, Itatiaiuçu, Mendes Pimentel, Morro do Pilar, Novorizonte, São Félix, Tocantins e Virgem da Lapa. Ao todo, 1570 títulos foram emitidos nesses atendimentos itinerantes – a maior parte (916) em Belo Horizonte, onde a Justiça Eleitoral foi a doze escolas.

A “Semana do Jovem Eleitor” foi marcada em Minas também pelo lançamento do “Projeto Eleitor do Futuro”, coordenado pela Escola Judiciária do TRE. Além do evento de lançamento, em Belo Horizonte, outras 50 escolas, de vários municípios de Minas, tiveram palestras e debates promovidos pela Justiça Eleitoral, alcançando cerca de 9.500 alunos.

A Semana do Jovem Eleitor teve ações especiais da maioria dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), para incentivar os jovens a tirar o título de eleitor. Nacionalmente, foi veiculada, pelas emissoras de rádio e TV, a Campanha Jovem Eleitor, desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o mote “Eu me represento: eu voto” e o slogan “Vem para a urna”. A campanha teve o objetivo de fortalecer a cidadania e estimular o interesse dos adolescentes pela política.

TRE-MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *