Índios invadem o Congresso para protestar contra mudança na lei

Agência BrasilNo fim da tarde de terça-feira (16), um grupo de índios invadiu o Congresso, em Brasília, para se manifestar contra uma mudança na Constituição. A nova emenda tira do Governo o poder de demarcar áreas indígenas. Apesar de os seguranças tentarem impedir a entrada dos indígenas, não foi possível conter a entrada deles no plenário da Câmara dos Deputados.

Por causa da invasão, a sessão teve que ser suspensa. Se a mudança acontecer, as decisões em relação às áreas indígenas serão tomadas pelo Poder Legislativo, e não pelo Executivo.

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), propôs, na noite de ontem, um acordo com as lideranças indígenas para suspender neste semestre a criação da comissão especial destinada a apreciar o mérito da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215 e a criação de um grupo paritário para discutir os temas de interesse dos povos indígenas. A PEC 215 transfere para o Congresso a decisão final sobre a demarcação de terras indígenas.

A proposta foi levada a centenas de indígenas que a aprovaram, em plenária. Em seguida, os índios deixaram as dependências da Câmara.

Com informações de SBT e Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *