Recadastramento de quem tem voto facultativo é tema do Brasil Eleitor

TSEO programa Brasil Eleitor desta semana vai alertar os eleitores com voto facultativo, ou seja, os que têm 16 e 17 anos, os maiores de 70 e os analfabetos, que eles também devem fazer o recadastramento biométrico, caso a sua cidade esteja passando por este recadastramento. Isso porque, o recadastramento, além de possibilitar a identificação por meio das digitais também é uma atualização dos dados junto à Justiça Eleitoral. Quem não se recadastrar terá o título cancelado. Esta edição do programa vai ao ar neste domingo (6), às 20h30 pela TV Justiça.

Nesta edição, o programa ainda lembra aos eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições que o prazo para regularização da situação eleitoral que se encerra dia 25 de abril.

Ainda nesta semana, o programa  ensina como o cidadão pode identificar e denunciar os crimes eleitorais. A Justiça Eleitoral conta com a ajuda do eleitor para fiscalizar e punir com mais rigor os infratores. Boca de urna e comícios no dia da Eleição são exemplos desses crimes.

Outra matéria irá mostrar como usar o Glossário Eleitoral que está disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral. Este dicionário jurídico, que conta com mais de 300 verbetes, pode facilitar o entendimento dos cidadãos sobre termos eleitorais.

O programa também traz uma reportagem sobre um aplicativo para celulares criado e testado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina nas novas eleições realizadas esse ano no Estado. Por meio da internet móvel, os dados das urnas eletrônicas são transmitidos para o sistema de apuração dos resultados das eleições.

Para finalizar, o programa mostra os canais de comunicação utilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais para atender aos eleitores com mais agilidade e satisfação. Todos os serviços disponíveis aos eleitores podem ser esclarecidos até mesmo por redes sociais.

TSE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *