Retrospectiva 2012: Eleições marcaram cenário político mundial

O ano de 2012 foi marcado por eleições importantes para a geopolítica mundial. China, Estados Unidos, França e Venezuela estiveram entre os países com destaque no noticiário internacional pelo processo de escolha dos seus principais líderes.

Nos Estados Unidos, os primeiros quatro anos de governo de Barack Obama estiveram à prova. Ele enfrentou um duro páreo contra o republicano Mitt Romney, que chegou a ameaçar a vitória do presidente em aproveitamento à baixa popularidade das medidas de seu governo.

Em termos políticos, a China só deve ter um ano como o de 2012 daqui a uma década. Esse é o período em que o Partido Comunista se reúne para remodelar a cúpula política da única organização que controla efetivamente o país, e que elegeu desta vez como seu secretário-geral,Xi Jinping.

Na França, Nicolas Sarkoky perdeu a presidência para o socialista François Hollande. O paísdeclarou abertamente apoio a um lugar do Brasil no Conselho de Segurança na ONU.

A Venezuela viu Hugo Chávez vencer mais uma eleição presidencial, em disputa marcada pela competitividade. Eleito para governar o país até 2019, afirmou neste mês de dezembro que o câncer que o acomete pode afastá-lo do cargo.

Confira tudo sobre eleições 2012, no Brasil e no mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *