Mesários serão capacitados para atender cidadãos com deficiência

Mesários receberão treinamento para atender eleitores com deficiência

O TRE de Minas vai confeccionar material para capacitar os mesários envolvidos nas Eleições 2012 sobre como atender pessoas com deficiência e favorecer a acessibilidade delas, no dia da votação. Para tanto, vai contar com a colaboração e as orientações do Instituto Ester Assumpção, entidade mineira que atua no campo da inclusão desse público. Ambas as entidades assinam Termo de Cooperação nesta terça-feira, 3 de julho, às 15h, na sala da Diretoria-Geral do Tribunal.

Segundo consta na cartilha a ser distribuída aos chefes de cartório que treinarão os membros das mesas receptoras, o mesário se depara com eleitores com realidades distintas, como cegos, surdos, usuários de cadeira de rodas e outros tipos de limitações, e o treinamento vai orientar o mesário a facilitar e favorecer, com leveza e tranquilidade, a acessibilidade e o trânsito do eleitor com deficiência na seção eleitoral sob sua responsabilidade.

Oswaldo Barbosa, superintendente do Instituto Ester Assumpção, considera que “a luta pela construção da acessibilidade não deve ser apenas das pessoas com deficiência; deve estar na pauta social como uma responsabilidade da sociedade, que é construída por todos nós”. Já a diretora-geral do Tribunal, Elizabeth Rezende Barra, destaca que a parceria, inédita na Justiça Eleitoral, é um dos frutos do projeto do TRE “Facilite o seu voto”, que visa a favorecer o acesso das pessoas com deficiência às seções eleitorais.

Dentre as dicas que constarão na cartilha estão como auxiliar uma pessoa que utilize cadeira de rodas, as expressões corretas para se dirigir às pessoas com deficiência, como favorecer o entendimento ao se conversar com uma pessoa surda, entre outros.

TRE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *