Luiz Paulo Barreto assume presidência do Setor de Segurança e Justiça do Mercosul

uipi-Barreto-wikipedia-12052010BUENOS AIRES – O setor de Segurança e Justiça do Mercosul tem novo presidente, a partir desta sexta-feira (7), quando tomou posse no cargo o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. A cerimônia de posse foi realizada em Buenos Aires, na Argentina, durante reunião de representantes da área judiciária de países da América do Sul, incluídos Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, da Bolívia, do Chile, da Colômbia, do Equador, Peru e da Venezuela.
O cargo era ocupado anteriormente pelo ministro de Justiça, Segurança e Direitos Humanos da Argentina, Julio Alak. Durante seu mandato, que vai até 31 de dezembro de 2010, Barreto tem como prioridade impor maior cooperação entre os órgãos de justiça e segurança do Mercosul e das demais nações da América do Sul. Além disso, pretende promover a troca de experiências nos dois setores e implementar modelos mais ágeis e eficazes de cooperação entre os países nas áreas de justiça e segurança.

Segurança entre as nações

O encontro em Buenos Aires discute temas como o aprofundamento de estratégias comuns de combate ao crime organizado transnacional, a unificação da legislação penal e procedimentos judiciais no Mercosul e estados associados.
Também será debatida a adequação à Conferência de Haia sobre direitos humanos, para que sejam estabelecidas normas de cooperação judicial, penal, administrativa e policial entre as nações da América do Sul.
Haverá ainda foros específicos sobre terrorismo, segurança de cidadãos, informática, comunicações e tráfico de material nuclear e radioativo. Paralelamente ao encontro dos ministros, será realizada a 5ª Reunião de Chefes das Forças de Segurança e Policiais do Mercosul. Na reunião, serão discutidas eventuais cooperações entre os membros do bloco e seus associados em função de catástrofes, como o terremoto que atingiu o Chile há três meses.

 

 

Fonte: ABN News/ Imagem: Wikipedia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *