Operação do MPMG combate o roubo de veículos na região do Triângulo Mineiro

Operação do MPMG combate o roubo de veículos na região do Triângulo Mineiro 2

Roubos de camionetes em Uberlândia, Uberaba e Goiânia

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), realizou hoje, 4 de julho, a operação Justiça, Força e União, com o objetivo de combater organização criminosa que atuava em roubos de camionetes no Triângulo Mineiro. Cinco mandados de prisão temporária foram cumpridos por policiais militares de Minas Gerais e de Goiás, em Uberaba, Uberlândia e Goiânia (GO). Um sexto integrante da facção criminosa encontra-se foragido até o momento.

As investigações conduzidas pelo Gaeco de Uberaba apontam para a existência de uma facção criminosa, com atuação em roubos a mão armada de camionetes na região. Segundo apurado, apenas no período de 18 de novembro de 2015 a 4 de janeiro de 2016 (47 dias) a organização criminosa foi responsável pelo roubo de oito camionetes (três em Uberlândia, duas em Coromandel e os outras três em Patrocínio, Uberaba e Tupaciguara). Ao longo das investigações, seis delas foram recuperadas pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), com avaliação total estimada em cerca de R$ 450 mil. Também foi apurado o envolvimento desta facção criminosa em uma tentativa de roubo no município de Quirinópolis (GO), onde, apesar de não consumada a subtração do veículo, a vítima foi atingida por um disparo de arma de fogo.

Ministério Público de Minas Gerais faz operação no Triângulo Mineiro sobre roubos de caminhonetes

Ministério Público de Minas Gerais faz operação no Triângulo Mineiro sobre roubos de caminhonetes

Os mandados foram expedidos pelo juízo da comarca de Tupaciguara, atendendo a pedido formalizado pelos promotores de Justiça integrantes da unidade regional do Gaeco de Uberaba e pelo promotor de Justiça de Tupaciguara. Também foram bloqueados judicialmente, todos os valores depositados em instituições financeiras em favor dos integrantes da organização criminosa.

Atuando de forma integrada, os policiais civis de Uberaba, Uberlândia, Tupaciguara, Coromandel, Patrocínio e Quirinópolis (GO) já detêm cópia do material probatório produzido, para instrução dos inquéritos policiais relacionados a cada um dos roubos cometidos.

Os investigados, além de responderem pelos crimes de roubo (art. 157, parágrafo 2º, incs. I e II, do Código Penal), cuja pena para cada um dos delitos é de cinco anos e quatro meses a 15 anos de reclusão, também estarão sujeitos às penas do crime de formação de organização criminosa (art. 2º, parágrafo 2º, Lei 12.850/2013), que varia de quatro anos e seis meses a 12 anos de reclusão.

O nome da operação faz referência a efetiva e salutar integração entre o MPMG, a PMMG e a Polícia Civil durante todo o trabalho investigativo, conduzido pela unidade regional do Gaeco de Uberaba, que conta com policiais militares em seu núcleo de operações, com dedicação exclusiva no combate às organizações criminosas, em investigações presididas pelo MPMG.

Gaeco Uberaba

3 respostas a Operação do MPMG combate o roubo de veículos na região do Triângulo Mineiro

  1. Paulo Henrique disse:

    Por favor.
    Não é só o furto de caminhotes que está em alta na região, motos e residencias também. Novamente … tive meu veículo roubado (motocicleta) e nada …. já fui informado de outras 6 motos de mesma cilindradas roubadas na cidade.

  2. Paulo Henrique disse:

    Por favor.

    Não é só o furto de caminhonetes que está em alta na região, motos e residencias também. Novamente … tive meu veículo roubado (motocicleta) e nada …. já fui informado de outras 6 motos de mesma cilindradas roubadas na cidade.

  3. A sociedade disse:

    Moto não dá ibope para MP….por isso. Acha que eles vão atrás de ladrao de residência e moto…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *