Operação Caixa Preta combate fraudes de mais de R$ 50 mi na Caixa Econômica

Operação Caixa Preta

Operação Caixa Preta

A Polícia Federal deflagrou hoje 1º/6 a Operação Caixa Preta, com o objetivo de desarticular organização criminosa responsável por fraudes em empréstimos concedidos pela Caixa Econômica Federal, em Fortaleza/CE. Estima-se que as fraudes provocaram prejuízo superior a R$ 50 milhões aos cofres públicos.

Policiais federais deram cumprimento a 38 mandados:15 mandados de prisão temporária e 23 mandados de busca e apreensão. As medidas judiciais foram expedidas pela 32ª Vara da Justiça Federal.

As investigações apontam que o grupo criminoso era formado por empregados públicos da Caixa, empresários, contadores e pessoas físicas que figuram como sócios “laranjas” de empresas de fachadas. Esses empreendimentos foram criados para obtenção de empréstimos fraudulentos ou destinatários dos recursos.

De acordo com o que foi apurado pela PF, a organização criminosa agia inicialmente aliciando pessoas para integrar o quadro societário de empresas fictícias. Na sequência, o grupo ocupava-se da elaboração da documentação falsa para instruir os pedidos de empréstimo.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso, peculato, corrupções ativa e passiva, crime financeiro, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Polícia Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *