Homicídios, crimes violentos e furtos a residências diminuem em Uberlândia

Um levantamento feito pela 9ª Região de Polícia Militar (RPM) das ocorrências de roubo em Uberlândia, comparando os meses de janeiro a maio de 2014 e 2015, apontou queda expressiva nos homicídios, crimes violentos e furtos a residência.

Para a Polícia Militar de Uberlândia o resultado foi devido à valorização do Policial Militar, ações de controle ao tráfico de drogas e também a participação comunitária que aumentou muito, haja vista a confiança na Polícia Militar e nos programas desenvolvidos.

Os homicídios caíram em aproximadamente 40%, os crimes violentos 38%, furtos a residência 35%, dentre outras naturezas que também reduziram.

 

“Projetos como Vizinhança Solidária, Rede de Comércio Protegido (Comércio Solidário) e Proerd, todos com um caráter comunitário, propiciam ao cidadão participar junto com a Polícia Militar e discutir os problemas de segurança pública”, destaca o capitão Júlio César Cerizze Cerazo de Oliveira, assessor de imprensa da 9ª RPM.

 

Comércio Solidário

 

Estudo realizado pela Análise Criminal da 9ª RPM constatou que aproximadamente 70% de todos os crimes estão relacionados com o tráfico de drogas.

 

“A Polícia Militar, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia, implementou um canal direto, o Comércio Solidário, que facilitou a relação da corporação com a sociedade, com os empresários que muitas vezes são vitimas de vários crimes como furto, roubo e estelionato. Estas ações agilizam as ações preventivas e repressivas da PM“, afirma o capitão Luciano Magalhães Chaves , da 91ª Cia/17º BPM.

 

Combate sistemático

 

De acordo com o tenente coronel Ailton Donizete de Souza, comandante do 32º BPM, os números são resultado de uma metodologia de gestão operacional implantada em Uberlândia que tem por base as informações de inteligência policial, por meio da identificação de pessoas envolvidas com os delitos e em locais com incidência criminal. Ele explicou ainda que com esse conhecimento a polícia parte para o combate sistemático ao crime, ou seja, operações voltadas aos indivíduos que estão envolvidos com os crimes de roubo, furto, receptação e comercio de drogas, que em síntese são os crimes que tem uma relação direta na criminalidade na cidade de Uberlândia.

Uma resposta a Homicídios, crimes violentos e furtos a residências diminuem em Uberlândia

  1. MAX disse:

    Quem fez esta pesquisa não mora em uberlandia ou não passaram os dados certos pra ele, vcs estão maquiando os acontecimentos, é só vcs ir na piramide do jardim patricia esta sendo velado um grande amigo vitima de arma de fogo,fizeram a lei de desarmamento mais o que tem de gente andando armado kde o trabalho preventivo da força de segurança do pais, esta passando da hora do governo achar que esta escondendo da populçõa estão enganando eles próprios pq nós da classe baixa e media convivemos com a violencia diaria de pessoas sem escrupulos, criam vergonha parem de roubar e investem na educação e esporte e saude para que possamos formar cidadãos. Fica ai meu desabafo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *