Crianças devem utilizar apenas produtos infantis registrados

Cosméticos são dermatologicamente testados ou hipoalergênicos, o que reduz o risco de surgimento de alergia. (Imagem: Elza Fiúza/Agência Brasil)

Cosméticos são dermatologicamente testados ou hipoalergênicos, o que reduz o risco de surgimento de alergia. (Imagem: Elza Fiúza/Agência Brasil)

O Brasil é um dos maiores mercados mundiais de cosméticos infantis. Xampus, condicionadores e sabonetes infantis já estão no dia a dia de meninos e meninas. Esse crescente interesse vem chamando a atenção de pais, médicos e autoridades sanitárias quanto à segurança dos produtos.

As crianças devem utilizar apenas produtos infantis, pois são elaborados de forma a manter as características da pele da criança. Alguns produtos são dermatologicamente testados ou hipoalergênicos; isto significa que foram testados sob o controle de médicos dermatologistas, o que reduz o risco de surgimento de alergia.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige dos fabricantes, no momento do registro dos cosméticos infantis na agência, uma série de testes que garantam que os itens não causem alergias e irritações de pele.

No caso de esmaltes, a toxidade dos produtos testados é menor e deve vir indicada na embalagem. A agência informa que o produto pode ter gosto amargo, para evitar o incentivo da ingestão pelas crianças, bem como deve poder ser removido sem o uso de removedores ou acetona.

No caso de maquiagens, por exemplo, a agência alerta que os produtos usados em crianças devem poder ser removidos com água.

Todos os dados referentes à formulação, testes e especificações são avaliados por especialistas da Anvisa antes da comercialização. A análise feita pela agência garante que possíveis riscos sejam detectados antes mesmo de o produto entrar no mercado. Se o fator de risco não for sanado, o registro do produto não é concedido.

Confira mais dicas na Cartilha – Cosméticos Infantis.

Portal Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *