Desfile de 7 de Setembro contará com a participação de atletas olímpicos

Painéis temáticos enfeitam Esplanada para o desfile

Painéis temáticos enfeitam Esplanada para o desfile

A participação brasileira nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 marcará o desfile cívico-militar de 7 de Setembro. As arquibancadas montadas na Esplanada dos Ministérios devem receber 20 mil pessoas, segundo a organização do evento. O desfile começa às 9h e contará com a participação das Forças Armadas, colégios militares e civis e de projetos sociais do Distrito Federal.

No início do desfile, seis atletas civis e um atleta olímpico farão parte do grupamento do Fogo Simbólico. Atletas militares também estarão no desfile. São integrantes do Programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas (Paar), criado em 2008, por iniciativa dos Ministérios da Defesa e do Esporte. Dos 645 atletas do Time Brasil, 145 são do Paar. Eles conquistaram 13 das 19 medalhas brasileiras na Olimpíada.

Representantes da Liga da Defesa Nacional, que completará o centenário neste 7 de setembro, também desfilarão. Criada em 1916 pelo poeta Olavo Bilac, a Liga tinha na sua fundação a ideia de apoiar o civismo e devotar culto aos símbolos sagrados da Pátria.

Junto à Liga virão os “pracinhas” da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que combateram na 2ª Guerra Mundial e ex-integrantes de missões de Força de Paz, conhecidos como “capacetes azuis”.

Forças Armadas

Cerca de 2,4 mil integrantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica participarão do desfile militar. O público poderá conferir, durante o desfile, bandas militares, motocicletas, carros, além de produtos de defesa utilizados pelas Forças. Atletas que estiveram nos Jogos Olímpicos também percorrerão o trajeto do desfile.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Defesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *