Brasileiros buscam qualificação para se destacar no mercado

Do total de inscrições em 2015, 141.594 matrículas foram feitas por meio do Pronatec

Do total de inscrições em 2015, 141.594 matrículas foram feitas por meio do Pronatec

Mais brasileiros estão procurando se qualificar para ingressar ou se firmar no mercado de trabalho. De acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), apenas no ensino a distância, 54.828 matrículas foram concluídas no primeiro trimestre deste ano.

A gerente do Núcleo de Relações Empresariais do Senac-DF, Margareth Bicalho, conta que a procura por cursos e qualificação tem se intensificado nas mais diversas áreas, as empresas têm buscado treinamento para os seus funcionários e mais pessoas têm procurado instrução para montar um negócio no ramo de gastronomia e imagem pessoal.

“O empregado busca capacitação para se manter ou obter uma ascensão. O desempregado quer se inserir. Então, o perfil é de tanto quem está no mercado como quem quer entrar” explica a especialista. Ela lembra que podem participar dos cursos interessados de todas as idades, com grau de instrução do ensino fundamental até pós-graduados. “Só vai sobreviver no mercado, hoje, quem tiver qualidade no atendimento, na prestação de serviço e na negociação”, comenta.O estudante Weslei Xavier, de 21 anos, dedica-se exclusivamente ao treinamento para garçom oferecido pelo serviço e, por se destacar no curso, irá participar de uma competição nacional do ramo em dezembro.

As aulas são realizadas todos os dias da semana e os alunos aprendem todo o conhecimento técnico necessário para atender bem os clientes, além da prática em restaurantes-escola. “Futuramente, pretendo me tornar um professor do Senac, na área de enogastronomia”, conta.

Em 2015, o curso de garçom foi um dos mais procurados, assim como outros relacionados à gastronomia, como segurança de alimentos; preparo de pratos; cozinheiro; salgadeiro e auxiliar de cozinha. Os cursos de auxiliar administrativo, técnico em administração; técnico em enfermagem; cabeleireiro, entre áreas ligadas a eventos e computação também estiveram em alta no ano passado.

Senac

Em 2015, o Senac realizou mais de 2,6 milhões de atendimentos, além de quase 1,5 milhões de matrículas realizadas nos 2.230 municípios atendidos em todo o País.

Do total de inscrições, 638.888 foram feitas pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) e 141.594 pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). De acordo com informações do Senac, os cursos mais procurados são relacionados a Gestão e Negócios, Ambiente e Saúde, Informação e Comunicação; Turismo, Hospitalidade e Lazer.

A rede do Senac conta com mais de 571 unidades escolares fixas, entre centros de educação profissional, empresas pedagógicas, unidades de ensino superior e unidades móveis — 87 carretas-escola e uma balsa-escola.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Senac

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *