OMS garante que surto de zika vírus diminuiu no Brasil

 

Reprodução SBT

Reprodução SBT

Sem quantificar, a Organização Mundial da Saúde garantiu que a epidemia de zika vírus está claramente em regressão no Brasil, mas pode crescer na Europa. 

Foi a primeira vez que a OMS admitiu uma melhora no quadro do vírus na América do Sul. Isso depois de um milhão e meio de diagnósticos e cada vez mais certeza sobre a ligação da doença com os casos de microcefalia em bebês. O evento reuniu cientistas do mundo inteiro no Instituto Pasteri, em Paris.

Vários países europeus estão recomendando que mulheres grávidas não viajem ao Brasil para os Jogos Olímpicos, que serão realizados em agosto. Mesmo com todo o cuidado, a OMS voltou a alertar que o número de casos na Europa deve aumentar durante o verão.

Algumas delegações, como a brasileira, pediram uniformes especiais, pra proteger os atletas contra o mosquito.

Ao contrário do Brasil, que entra no período de inverno, época em que a proliferação do mosquito é muito menor, a Europa entra no verão e as temperaturas começam a subir.

Duas espécies do Aedes Aegypti devem começar a circular na Europa, segundo a OMS. Outro fator que pode contribuir são as transmissões por relação sexual. O medo dos cientistas é justamente o desconhecido, o que ainda não se sabe sobre o vírus responsável pelo alerta de emergência global.

Por SBT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *