Muro poderá ser construído na fronteira da Hungria com a Sérvia

Migrants in Ventimiglia Italian border with FranceO ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, anunciou nesta quarta-feira (17) que o país construirá um muro na fronteira com a Sérvia para conter o fluxo de migrantes.

O muro terá quatro metros e preencherá um trajeto de 175 quilômetros. O principal objetivo é bloquear o fluxo de migrantes da chamada “rota dos Bálcãs” em direção à Europa.

De acordo com dados do governo, a Hungria recebeu mais de 50 mil imigrantes em 2014. Szijjarto também afirmou que, no início de julho, haverá uma consulta com o governo sérvio sobre esse projeto, que conta com o apoio da população húngara.

Mas o Ministério do Interior da Hungria pretende iniciar as obras nesta semana ainda. O governo garante que não violará nenhum regulamento internacional com esta medida, pois existem exemplos do tipo, como na fronteira entre a Grécia e a Turquia.

A construção do muro foi anunciada em um momento em que a União Europeia discute medidas para conter fluxos imigratórios e naufrágios no Mar Mediterrâneo. A Itália, que é uma das principais portas de entrada para cidadãos da África, tenta propor soluções de responsabilidade compartilhada e redistribuição dos estrangeiros pelo continente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *