Sedentarismo eleva chance de ter um filho obeso

 

Foto: EPA

Foto: EPA

Exercícios durante a gravidez reduzem a recorrência de cesáreas e as chances de a criança nascer acima do peso normal. É o que diz uma pesquisa canadense da Universidade de Alberta.

Os cientistas fizeram uma revisão de um estudo precedente que envolveu 5.322 mulheres, observando em particular como o exercício materno influenciou no êxito da gravidez e na saúde da criança.

A conclusão a que chegaram foi de que, com uma atividade física adequada, é possível reduzir em 20% as chances de cesariana e em 31% as de que o bebê nasça muito grande e mais pesado do que o normal, o que pode influenciar negativamente no seu peso tanto quando criança como na idade adulta, como explica a pesquisadora Margi Davenport.

O estudo canadense foi divulgado após a publicação de uma pesquisa norte-americana pela revista “BMC Pregnancy and Childbirth”, segundo a qual as mulheres que não praticam exercícios durante a gestação possuem maior possibilidade de ter um bebê com sobrepeso ou obeso.

“Os médicos deveriam alertá-las para pararem de fumar e, no tempo vago, praticarem uma atividade física moderada para evitar o sobrepeso da criança”, diz o estudo.

Fonte: Ansa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *