Parceria entre Sebrae e CNPq leva inovação ao empreendedor

Divulgação/MCT

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Elaborar soluções e estratégias de negócios ao empreendedor são algumas das funções de empresas especializadas neste tipo de serviço, como tem feito o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI).

A iniciativa é uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

O programa atende empresas de pequeno porte dos setores de indústria, comércio ou serviços e que tenham faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões.

A parceria existe desde 2010 e já atendeu 50 mil empresas. Os 1.202 agentes de campo que atuam em todo o País orientam de forma personalizada os empresários, ajudam na verificação de editais de fomento e fazem o acompanhamento do negócio por até dois anos.

Junto com os empresários, esses profissionais, que recebem bolsa do CNPq, fazem o diagnóstico da situação do empreendimento e elaboram um plano de ação para melhorias nos produtos e processos.  As soluções são apresentadas de acordo com a necessidade da empresa e validadas por um especialista do Sebrae. Toda essa consultoria é gratuita.

Adesão

O proprietário da empresa Facinatus Cosméticos, Henner Menezes, decidiu aderir ao programa ALI em março de 2014, quando foi procurado pela farmacêutica e bioquímica Nathalia Barbosa, bolsista do CNPq. A empresa, localizada em Aparecida de Goiânia (GO), tem 35 funcionários e trabalha no ramo de perfumaria e cosmética.

Após a adesão, o empreendimento já firmou parceria com universidade para o desenvolvimento de novo cosmético sustentável, participou da Feira do Empreendedor de 2014 e está concorrendo ao Prêmio Nacional de Inovação.

“Foi fundamental participar do ALI por conta do nível de qualificação da agente local de inovação”, diz Menezes. “Abriu muitas portas na universidade. Eu, como empresário, não tenho tempo de buscar algumas informações úteis para o desenvolvimento de novos projetos.”

Ele lembra ainda que pretende, em cinco anos, dobrar a estrutura e as vendas da empresa e ressalta que a inovação é fundamental na área em que está inserido. “Novos produtos e processos são uma questão de sobrevivência, porque o mercado é ágil e nós concorremos com o mundo todo. Temos que ter esse diferencial, que é a inovação”, defende.

Já Nathalia, mestre em ciências farmacêuticas, pesquisa, desenvolvimento e inovação em bioprodutos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), resolveu participar do ALI como agente local para aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos em sua pós-graduação.

“Estudei muito sobre a integração entre universidade e empresa e sobre inovações em projetos, e gostaria de ajudar os empresários a colocar em prática o desenvolvimento de ideias inovadoras em seus negócios”, afirma. Ela acompanha a Facinatus há um ano.

O laboratório de análises clínicas LabVita, localizado no município de Patos (PB), também aderiu à iniciativa. Em 2012, a proprietária e farmacêutica Rita de Cássia Araújo Freitas Melo recebeu a visita do agente local de inovação.

Em vídeo da Feira do Empreendedor da Paraíba, a empresária afirma que o programa foi um “divisor de águas” em seu empreendimento. “O ALI veio me mostrar a realidade, mostrar meu potencial, reorganizar e ordenar todos e processos da empresa”, afirmou.

Rita conta que o laboratório implantou atendimento em domicílio, fortaleceu o cartão fidelidade e expandiu o negócio para 19 unidades de atendimento. Além disso, o LabVita ganhou o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas do Sebrae (Prêmio MPE Brasil) de 2013.

Sobre a iniciativa

O programa Agentes Locais de Inovação é um acordo de cooperação técnica entre o CNPq e o Sebrae que prevê um investimento de R$ 362 milhões por ano, de 2015 até 2019. O ALI tem abrangência nacional e está consolidado como estratégia de competitividade e diferencial competitivo para as empresas de pequeno porte.

Fonte: Portal Brasil

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