Carnaval leva milhões de foliões às ruas de todo país

Imagem: divulgação

Imagem: divulgação

Os blocos de carnaval, que somam 465 este ano, já enchem as ruas do Rio desde janeiro. Mas é a partir deste sábado, 14, que eles se multiplicam para valer.

 Tanto o folião, que não se incomoda com o gigantismo de grupos tradicionais, como o Cordão da Bola Preta, que sai no sábado pela manhã, quanto aquele que prefere os blocos menos conhecidos têm muitas opções para se divertir. A prefeitura estima que 5 milhões de pessoas brinquem nas ruas até o próximo fim de semana.

No Rio de Janeiro, as escolas irão desfilar na Sapucaí entre os dias 15 e 16. No nordeste, como Salvador, Recife e Fortaleza, as apresentações já começam nesta sexta-feira.

São Paulo

São Paulo não fica muito atrás e este ano também leva os foliões às ruas em dezenas de blocos. A Prefeitura calcula que, do ano passado para este, o número de blocos de rua – esquecidos nos últimos anos – cresceu em mais de 100%.

Já os desfiles das escolas de samba de São Paulo começam nesta sexta-feira (13), a partir das 23h15, no sambódromo do Anhembi.

Ao todo, 14 agremiações passarão pelo local em dois dias de festa. Diversos temas inspiraram as escolas de São Paulo na edição 2015 da festa, como a cantora Elis Regina, a atriz Marília Pêra e a falta de água na cidade.

Salvador 

Sessenta e sete blocos vão animar o carnaval de Salvador nesta sexta-feira, nos três maiores circuitos da capital baiana.

Ontem (12), o prefeito da cidade, Antônio Carlos Magalhães Neto, e o governador do estado, Rui Costa, entregaram as chaves da cidade ao rei Momo, Alan Nery, abrindo oficialmente a folia.

    Pernambuco

Este ano, o carnaval do Recife se divide em 63 polos, com a participação de 1.677 atrações. Ao lado do maestro Spok, o Clube Carnavalesco Misto Bola de Ouro também será um dos homenageados durante o reinado de Momo.

O clube que comemora o seu centenário neste ano representa a tradição carnavalesca da cidade. O músico pernambucano, maestro Spok, 44 anos, é considerado uma das referências no frevo e já esteve à frente dos blocos Banda Pernambucana e Orquestra de Frevo do Recife. Atualmente, ele comanda a SpokFrevo Orquestra.

Na quinta-feira, a estátua do Galo da Madrugada, o maior bloco do mundo, foi erguida sobre a Ponte Duarte Coelho. Com 27 metros de altura, a escultura carrega as cores do Bola de Ouro e um saxofone em referência ao maestro Spok.

Em Olinda, a abertura do carnaval ocorreu no início da noite de ontem (12) aos sons dos clarins de uma orquestra de frevo e contou com shows de Alceu Valença e Claudionor Germano, um dos homenageados da festa.

Fonte: Ansa Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *