Uberlândia recebe unidade móvel de Saúde Bucal

Uma carreta adaptada com consultórios do Programa OdontoSesc foi instalada na praça Sérgio Pacheco (Divulgação)

Uma carreta adaptada com consultórios do Programa OdontoSesc foi instalada na praça Sérgio Pacheco (Divulgação)

Com o objetivo de reforçar as ações práticas e a promoção de saúde bucal da população, Uberlândia recebeu esta semana uma unidade móvel de atendimento odontológico do Sesc. Uma carreta adaptada com consultórios do Programa OdontoSesc foi instalada na praça Sérgio Pacheco e até o dia 17 de dezembro vai ofertar serviços odontológicos gratuitos a 180 pacientes selecionados e encaminhados pelas equipes da saúde bucal nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), de acordo com os pré-requisitos estabelecidos pelo programa e a avaliação clínica de cada caso.

O reforço oferecido pela estrutura itinerante ajudará a reduzir a demanda reprimida por serviços odontológicos na rede pública. O atendimento engloba desde orientações básicas em saúde bucal até procedimentos como extração, restaurações dentárias, tratamento de canal, próteses e aplicação de flúor. Além de avaliar os riscos na saúde bucal da população, os profissionais trabalham ações que reforçam a prevenção de doenças relacionadas à falta de higiene dos dentes e gengivas, orientam e encaminham para as unidades de Atenção Básica da saúde os casos detectados.

“Para quem não pode custear um tratamento particular essa iniciativa possibilita o acesso de qualquer cidadão. A Prefeitura acerta quando faz parcerias que tira as pessoas da fila de espera para ir ao dentista”, disse a dona de casa Maria de Lourdes Machado, enquanto aguardava para ser atendida.

Durante a estadia, uma equipe de três dentistas e dois técnicos de saúde bucal se comprometem com a conclusão do tratamento de todos os pacientes encaminhados. “Definimos uma abordagem que permite avaliar, iniciar e concluir o tratamento do paciente durante a permanência da unidade móvel. Os casos que exigem um acompanhamento posterior são reencaminhados às unidades de saúde de referência nos bairros”, explicou o odontólogo Ricardo César Ferreira, coordenador de Saúde do OdontoSesc.

Segundo o coordenador, o OdontoSesc funciona como parceiro, utilizando as unidades de saúde dos municípios visitados como porta de entrada para triagem dos pacientes a serem beneficiados, o que impossibilita o atender a demanda gerada por pessoas que procuram diretamente a unidade móvel.

A carreta que visita Uberlândia compõe uma frota de veículos adaptados pelo Sesc, que percorrem o Estado para oferecer assistência médica e odontológica e possui outros caminhões com infraestrutura para atender nas especialidades de mamografia e oftalmologia.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *