Refém britânico aparece em novo vídeo do EI

Cantlie aparece em novo vídeo do EI (foto: ANSA)

Cantlie aparece em novo vídeo do EI (foto: ANSA)

O Estado Islâmico (EI, ex-Isis) divulgou um novo vídeo nesta segunda-feira (27) com o refém britânico John Cantlie. Na gravação de mais de cinco minutos, Cantlie está vestido de preto e diz que está na cidade de Kobane, na fronteira entre Síria e Turquia, que afirma ser “controlada pelos jihadistas”.

“Olá, sou John Cantlie e estamos em Kobane, no coração da zona de segurança do PKK, agora controlado inteiramente pelo Estado Islâmico”, disse o refém. O PKK é outra organização terrorista, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão.

Cantlie ainda destacou que “há um mês, os soldados do EI estão assediando toda a cidade curda e, mesmo que os ataques aéreos norte-americanos que até agora custaram meio bilhão de dólares, os mujaheddin [guerreiros] estão sempre avançando para controlar as áreas à leste e ao sul”.

Kobane é o palco dos ataques mais constantes da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos. Segundo informações dos curdos que lutam por terra na região, a cidade já não está mais nas mãos dos extremistas – com exceção de “um ou dois pontos”.

Esse é o quarto vídeo em que Cantlie aparece, pois ele está sendo usado como “mensageiro” do grupo para o Ocidente. Na terceira gravação, divulgada em 30 de setembro, os membros do EI afirmando que “com os ataques aéreos, vocês não ganharão terreno. O novo conflito não deixará o Ocidente mais seguro”.

O pai de Cantlie, Paul, morreu no dia 22 deste mês após enviar apelos aos jihadistas para que eles libertassem seu filho. Ele faleceu sem saber se os rebeldes receberam suas mensagens de apelo.

Fonte: Ansa Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *