Noruega deixará de usar dinheiro em seis anos

 

A moeda norueguesa poderá desaparecer (foto: Wikimedia Commons)

A moeda norueguesa poderá desaparecer (foto: Wikimedia Commons)

A Noruega poderá se tornar o primeiro país do mundo a tirar o dinheiro de circulação daqui a seis anos. É o que indicam diversas fontes publicadas na mídia hoje, 15. O país escandinavo já estaria no caminho para que isso acontecesse, já que seus habitantes só utilizando o dinheiro para pagamento em apenas 4, 5% dos casos. 

A Finans Norge, organização que reúne bancos, seguradoras e outras instituições financeiras do país, considera que “fazer transações em dinheiro custa à sociedade norueguesa mais do que o dobro em casos de pagamentos eletrônicos, além de causar uma redução drástica nos problemas relativos a furtos, raptos e falsificação de dinheiro”. 

Os noruegueses estão utilizando cada vez menos dinheiro, dando preferência aos cartões de crédito, débito e às transações pelo celular. De acordo com as fontes, apenas o Reino Unido e a Suécia possuem um percentual inferior na utilização de dinheiro vivo. 

O Partido Liberal, de esquerda social democrática, é contra a extinção do dinheiro. Um de seus expoentes, Guri Melby, afirma que os cidadãos têm o direito que realizar transações que não possam ser rastreadas.

Fonte: Ansa Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *