Testes feitos com rádio digital apresentam alcance inferior ao analógico, diz ministério

Testes feitos com rádio digital apresentam alcance inferior ao analógico, diz ministérioOs testes feitos pelo Ministério das Comunicações com a rádio digital não foram satisfatórios por apresentaram, ainda, alcance inferior ao do sinal analógico. Apesar disso, novos testes estão previstos para tornar real o desejo de qualidade manifestado hoje (8) por representantes de rádios públicas, privadas e comunitárias, durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

Entre 2010 e 2012 foram feitas 11 baterias de testes em sete emissoras, informou o diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Octavio Penna. “Foi constatado que o sistema analógico ainda tem um alcance maior do que os apresentados pelos dois padrões digitais [DRM e HD Rádio], tanto com o uso de receptores profissionais como com o de receptores comerciais, o que revela preocupação”, disse o diretor.

Penna, no entanto, acrescenta que o resultado pode ter sido influenciado por “diferenças nas características técnicas dos equipamentos enviados pelos fabricantes”. Segundo ele, o comportamento dos equipamentos “ficou aquém do esperado, mas pode melhorar”. Por isso, novos testes deverão ser feitos pois nas reuniões do conselho de rádio digital, “foi manifestado consenso” no sentido de garantir pelo menos a mesma cobertura entre padrões analógico e digital.

Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *